O Brasil recebeu hoje 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen. O avião que trouxe o lote aterrissou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP) pouco antes das 9h desta terça-feira (22). E durante coletiva de imprensa nesta manhã, o secretário de Estado de Saúde, Nesio Fernandes, disse que assim que os imunizantes forem entregues em solo capixaba serão utilizados em 72 horas.
“Assim que elas chegarem ao Espírito Santo, haverá 24 horas de prazo para agendamento e 48 horas de prazo para aplicação por parte dos municípios. As vacinas serão distribuídas para os quatro grandes municípios da Grande Vitória”.
Entre os municípios que receberão as doses da Janssen está a Serra. A vacina da Janssen é dose única. As doses serão aplicadas no grupo que estiver vigente no momento, que deve ser o de 40 e 49 anos. Serão recebidas aproximadamente 30 mil doses.
Segundo resultados de testes clínicos da vacina, que é produzida pelo laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson a eficácia do imunizante é de 66% contra os casos moderados e graves da Covid-19; eficácia de 85,4% apenas contra os casos graves; 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid depois de 28 dias da aplicação.
Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 participantes em oito países de três continentes, incluindo o Brasil, com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.