No início da semana (23), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a disponibilizar para assinantes de TV por Assinatura de todo o Espírito Santo um serviço de alerta de desastres em sua programação. As mensagens visam alertar a população para a possibilidade de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros que, nesta época do ano, são mais recorrentes no estado.
Além do ES, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas estão com o serviço disponível aos assinantes de TV. O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com as operadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O envio dos alertas e o seu conteúdo são de gestão do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Segundo a Anatel, o recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), Vivo, Oi, Sky e NossaTV, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e até o final do ano estará implantado em todo o País.
O assinante receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) por 10 segundos, com opção de fechar o pop-up se desejar. Também não será preciso fazer cadastro para ter acesso às notificações na TV, e o assinante não poderá bloquear o recebimento dos alertas.
A Anatel informa, ainda, que a notificação de desastres naturais via TV por Assinatura é complementar ao encaminhamento de alertas por mensagem de texto (SMS), para as ocorrências mais graves.
Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…