Categories: Notícias

Assistência Social não pode ficar no embate entre esquerda x direita, diz secretária da Serra

No quarto bloco da entrevista (Veja o um, o dois e o três nos links)  concedida na última segunda-feira (01) pela secretária municipal de Assistência Social, Lílian Mota, a gestora reforça a importância de uma rede de proteção aos mais frágeis em tempos de pandemia, diz que polarização excessiva entre esquerda x direita é prejudicial e critica proposta de Bolsonaro para mudar o CadÚnico.  

Os profissionais da assistência social acabam lidando com muitas pessoas no dia a dia. A senhora acha que eles deveriam também estar nos grupos prioritários para vacinação?

Sabemos que há toda uma estrutura prioritária, mas nós vamos pedir isso. Que possamos ser os próximos a receber vacina.

Nos últimos anos parte da sociedade e de líderes políticos passaram a criticar as políticas de assistência, não sendo exagero falar até em demonização. Como a senhora sente isso no cotidiano?

Na verdade são pensamentos muito pontuais. Porque quando você lida com a população, vê que a assistência é muito bem quista, muito bem vista. Quando vamos para dentro dos territórios o assistente social entra em locais que nem polícia entra. Não porque passa mão em cabeça de bandido, mas é a questão da acolhida mesmo. A gente entrou numa questão muito de direita x esquerda e a assistência social é muito vista como de esquerda. Nós não somos de esquerda, nós somos pelo povo. Se o nosso presidente é de direita a gente precisa de recursos federais. Se o nosso governador é de esquerda ou não é de esquerda, não sei, o que a gente pensa é que a assistência social não pode ficar nesse embate.

Lílian Mota diz que a demonização da Assistência Social é pontual e que a maior parte das pessoas recebe bem os serviços de assistência. Foto: Bruno Lyra

O governo Bolsonaro anunciou, no final de janeiro, que pretende tirar dos Cras o papel de realizar o CadÚnico, transferindo o processo para aplicativo de internet. O que a senhora acha da proposta?

Foi uma proposta não muito aceita pelo meio da assistência social. Porque nosso público é ainda muito carente de acesso a meios eletrônicos. Para você ter uma ideia, os Cras foram muito utilizados pelas pessoas que não tinham condição de fazer em casa o cadastro para o Auxílio Emergencial. A gente fica pensando como que hoje a principal estrutura colocada para o Cadastro Único, possa atender só por via eletrônica? O que a gente vê pelos meios de Conselhos é que essa proposta não está sendo muito bem quista.    

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

3 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

12 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

15 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

16 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

17 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

17 horas atrás