O Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) desenvolveu um chatbot que auxiliará os eleitores na resolução das principais dúvidas durante as eleições. O programa, apelidado de Bel (Bot Eleitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IPhone, bem como em computadores e notebooks.
Segundo informações repassadas pelo TRE, a iniciativa de criar o sistema veio do Desembargador, Samuel Meira Brasil Jr. Dentre suas finalidades, a assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. Todas as perguntas serão prontamente respondidas pela assistente virtual Bel.
Um detalhe importante é que, nas versões para celulares Android e quando utilizados computadores com Google Chrome, a Assistente Virtual aceitará comandos de voz. Assim, os eleitores poderão perguntar usando a própria voz, e as respostas serão dadas também oralmente pela Bel.
A assistente virtual faz mais do que simplesmente responder perguntas. Por exemplo, quando indagada sobre onde o eleitor vota, Bel disponibilizará a localização por meio de GPS para facilitar o deslocamento de quem fez o questionamento. E, caso o eleitor deseje, Bel poderá abrir o mapa para mostrar o caminho até o local de votação.
“Além de prestar um relevante serviço para toda a sociedade, a assistente virtual ainda trará muitos outros benefícios para a Justiça Eleitoral capixaba, inclusive a longo prazo, produzindo economicidade de recursos públicos, aumento de eficiência e de produtividade. Para as eleições, a economia vem da desnecessidade de o TRE-ES contratar call centers para tirar as dúvidas dos eleitores”, afirmou o TRE por meio de nota.
Além disso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a arquitetura do programa foi construída de modo a permitir a sua integração com outras funcionalidades do TRE-ES, promovendo a eficiência dos procedimentos, automatização de rotinas e aumento de produtividade. É, assim, uma ferramenta cuja utilidade vai permanecer no tempo.
“Bel ainda está aprendendo. A assistente virtual usa inteligência artificial para reconhecer comandos de voz e para adequar as respostas às dúvidas dos eleitores. Até final de outubro, Bel – que já é completamente funcional – terá acurácia próxima a 100% para responder as perguntas que lhe forem feitas”, destacou o TRE-ES.
Os eleitores podem conversar com Bel clicando aqui e interagir com a assistente virtual.