Ayanne Karoline
A Associação dos Empresários da Serra (Ases) apresentou nesta semana o planejamento estratégico 2016-2021. O documento alinha ações para o fortalecimento da competitividade dos empresários serranos, a defesa dos seus interesses e aumento da atratividade do município. Uma das ações mais importantes prevê a construção de uma sede própria para a entidade, onde haverá um centro de treinamento para empreendedores, ainda este ano.
Atualmente a entidade conta com mais de 200 empresários associados. O presidente da Ases, Remegildo Gava Milanez, destacou que é necessária a união de todos os atores da cadeia empresarial, independente do ramo, para a execução das ações previstas. “Nossa grande finalidade é gerar emprego e renda, diminuindo a distância social, e superar crises, como esta que acabamos de passar com a falta de segurança. Vamos juntar forças, trocar ideias com o poder público e buscar inovação e qualidade para os negócios se desenvolverem. O associativismo é para isso, agregar valor”.
O documento alinhou diversos objetivos estratégicos e ações para o alcance dos mesmos. O vice-presidente da Ases, Djalma Malta Neto, destacou o desenvolvimento sustentável como uma das diretrizes. “Hoje temos uma cadeira em cada conselho municipal. Entendemos que essa participação nos permite ser presentes nas diversas áreas como educação, segurança, saúde e infraestrutura. Com isso, buscamos melhorar a cidade e, consequentemente, deixá-la mais atrativa para novos investimentos”, explicou.
Outro destaque é a Casa do Empresário da Serra, que será a sede da Ases. O local oferecerá treinamento aos associados, além de promover eventos de diversos setores empresariais. “A nova sede é uma das ações de investimento em estrutura física e tecnologia”, complementou Neto.
Destaque no planejamento e prioridade para 2017, o projeto da casa será desenvolvido em parceria com a rede empresarial, dentro da ONG Espírito Santo em Ação. “O projeto enfatiza mais que um conjunto de instalações físicas, ou seja, mais que um ativo imobiliário. Trata-se de uma importante estratégia para o segmento”, ressaltou o coordenador da Comissão de Obra, Desil Moreira.