Categories: Notícias

Atacadão não faz ciclofaixa e morador reclama

Construção da ciclofaixa é contrapartida dos impactos do hipermercado no trânsito do bairro e moradores não estão satisfeitos com postura da empresa. Foto: Edson reis

Por Clarice Poltronieri

Moradores de Colina de Laranjeiras cobram do hipermercado Atacadão a construção de uma ciclofaixa no bairro. A medida é uma contrapartida à instalação do estabelecimento no bairro, que ficou decidida em audiência pública no início de julho de 2013 e até hoje não foi cumprida.

A ciclofaixa vai ligar o bairro à BR 101 pelas ruas Pinho e Herman Estern. Segundo o presidente da associação de moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, conforme definido na audiência pública, o empreendimento deveria estar pronto antes da inauguração da loja, que ocorreu em 29 de maio de 2014. Ou seja, a via para ciclistas deveria estar pronta há mais de um ano e meio.

“Uma das medidas mitigatórias definidas foi a instalação da sinalização de trânsito no bairro e a criação da ciclofaixa. A primeira obrigação foi cumprida, mas a segunda não. O Atacadão alega que não consegue empresa para fazer a obra. Parece que eles tem alternativa de depositar o valor em um fundo para a Prefeitura, o que para nós é prejuízo, pois não há garantia que a obra será feita ”, pontua Adriano.

Roberta Narciso também participou da audiência pública na época. “O prazo para entregarem essa ciclofaixa e a sinalização vertical das vias do entorno era até a inauguração do empreendimento. Eles não fizeram a ciclofaixa e conseguiram estender o prazo pegando apenas o habite-se parcial. E nós continuamos na espera”, reclama.

“Eles se comprometeram diante da associação de fazer a ciclovia, que vai nos ajudar na segurança, pois ônibus e caminhões não vão mais poder ficar estacionados na rua Herman Estern. Vai fazer um ano e nada, ficam num jogo de empurra. Já tem até a sinalização vertical indicando passagem de ciclistas, mas nada de obra”, protesta Carlos Alberto Maurício de Freitas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou, via assessoria, que a empresa será notificada a cumprir a pendência, para só então receber o habite-se definitivo. Sobre o suposto fundo falado pelos moradores, não comentou nada.

Já o Atacadão, também através da assessoria de imprensa, disse que apresentou plano de execução para realizar a obra dentro do prazo. E que aguarda autorização da Prefeitura da Serra e da Eco101, responsável pela administração da BR que a ciclofaixa ligará ao interior do bairro.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

4 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

4 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

6 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

14 horas atrás