Por Clarice Poltronieri
Moradores de Colina de Laranjeiras cobram do hipermercado Atacadão a construção de uma ciclofaixa no bairro. A medida é uma contrapartida à instalação do estabelecimento no bairro, que ficou decidida em audiência pública no início de julho de 2013 e até hoje não foi cumprida.
A ciclofaixa vai ligar o bairro à BR 101 pelas ruas Pinho e Herman Estern. Segundo o presidente da associação de moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, conforme definido na audiência pública, o empreendimento deveria estar pronto antes da inauguração da loja, que ocorreu em 29 de maio de 2014. Ou seja, a via para ciclistas deveria estar pronta há mais de um ano e meio.
“Uma das medidas mitigatórias definidas foi a instalação da sinalização de trânsito no bairro e a criação da ciclofaixa. A primeira obrigação foi cumprida, mas a segunda não. O Atacadão alega que não consegue empresa para fazer a obra. Parece que eles tem alternativa de depositar o valor em um fundo para a Prefeitura, o que para nós é prejuízo, pois não há garantia que a obra será feita ”, pontua Adriano.
Roberta Narciso também participou da audiência pública na época. “O prazo para entregarem essa ciclofaixa e a sinalização vertical das vias do entorno era até a inauguração do empreendimento. Eles não fizeram a ciclofaixa e conseguiram estender o prazo pegando apenas o habite-se parcial. E nós continuamos na espera”, reclama.
“Eles se comprometeram diante da associação de fazer a ciclovia, que vai nos ajudar na segurança, pois ônibus e caminhões não vão mais poder ficar estacionados na rua Herman Estern. Vai fazer um ano e nada, ficam num jogo de empurra. Já tem até a sinalização vertical indicando passagem de ciclistas, mas nada de obra”, protesta Carlos Alberto Maurício de Freitas.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou, via assessoria, que a empresa será notificada a cumprir a pendência, para só então receber o habite-se definitivo. Sobre o suposto fundo falado pelos moradores, não comentou nada.
Já o Atacadão, também através da assessoria de imprensa, disse que apresentou plano de execução para realizar a obra dentro do prazo. E que aguarda autorização da Prefeitura da Serra e da Eco101, responsável pela administração da BR que a ciclofaixa ligará ao interior do bairro.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…