A proximidade das eleições está acirrando os ânimos de lideranças com perfis ideológicos conflitantes, com a polarização binária entre partidos de esquerda e os conservadores se tornando mais evidente. E desta vez um pastor, Dinho Souza, divulgou um vídeo alfinetando o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Isso porque lideranças das duas legendas iniciaram uma campanha voltada aos jovens, nas escolas, com o objetivo de incentivar o primeiro voto.
Diante da iniciativa, o religioso divulgou um vídeo nas redes sociais. “Atenção, você, que tem filhos adolescentes estudando nas escolas da Serra. O PT e o PCdoB estão nas portas das escolas tentando cooptar os nossos filhos, aliciar para os seus movimentos ideológicos. Querem que nossos filhos tirem o título de eleitor e façam militância para partidos de esquerda”, disse, mencionando o senador Fabiano Contarato e a vereadora Elcimara Loureiro e convocando as famílias conservadoras da cidade para iniciarem uma empreitada para evitar o “ataque da esquerda”.
Medo da juventude:
Liderança do movimento negro da Serra, o estudante de Ciências Sociais Ivo Lopes refutou as críticas do pastor e explicou a iniciativa.
“Fui surpreendido com um vídeo de um suposto pastor da Serra, criminalizando nossa ação de incentivo ao maior instrumento democrático do mundo, o voto, fiquei reflexivo e espantando, afinal o direito de votar foi algo construído e consolidado a duras penas.
Dizer a você que subestima a juventude, nós somos agentes políticos, cidadãos com deveres e direitos e iremos sim disputar a política brasileira. Foi-se o tempo que o Parlamento era apenas exclusivo para sua corja, o nosso projeto é do diálogo, da escuta e da construção coletiva com todos, todas e todes de diferentes idades, afinal a cidade é de todos nós: crianças, jovens adultos e idosos”, retrucou.