Até domingo (12) está proibida a comercialização e a cata do caranguejo. É que ontem (6) iniciou o quarto e último período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).
A proibição coincide com o período chamado de andada, quando os machos e as fêmeas saem da toca para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura. A andada muda anualmente, pois depende das marés e das fases da lua.
De acordo com a portaria assinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, durante esta semana estão proibidos a captura, a comercialização, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento do crustáceo.
A comercialização é proibida, mesmo que o estabelecimento comprove que o caranguejo-uçá tenha sido trazido de outro Estado.
Além dos mangues, durante o defeso, a equipe de fiscalização ambiental da Serra atua também em estabelecimentos comerciais que vendem o crustáceo.
Crime e denúncias
Quem for flagrado capturando o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá penalidades.
Caso perceba alguma irregularidade, a população pode denunciar pelos telefones 0800-2839780, 99951-2321 ou 3291-7435.