Até que enfim: calçada do hospital Dório Silva está pronta | Portal Tempo Novo

Serra, 22 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de agosto de 2019 às 11:25

Até que enfim: calçada do hospital Dório Silva está pronta

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Obra foi finalizada há poucas semanas. Foto: Gabriel Almeida

Uma novela antiga da Serra chegou ao fim! A tão cobrada calçada do Hospital Estadual Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, foi construída e a obra já está finalizada. Agora, os pedestres e ciclistas poderão passar pelo local com segurança e sem o risco de se acidentar em um dos antigos obstáculos que ficavam no local. Foram gastos aproximadamente R$ 215 mil para construir 223 metros quadrados (m²) de calçada e instalar 310 metros de gradil.

O problema já foi alvo de muitas reportagens do TEMPO NOVO, que sempre ouvia os moradores e cobrava soluções para a situação que se estendeu por anos. A obra teve como empresa responsável a Matix Construtora e começou na última semana de fevereiro, com o prazo de 90 dias para ficar pronta, mas caminhou a ‘passos de tartaruga’ (link), e agora, foi entregue com um pouco de atraso: cerca de cinco meses.

Quem sempre acompanhou o problema é a Maria da Piedade. Ela sempre passava pelo local e sentia “vergonha da situação.” Para a reportagem, ela relembrou dos diversos problemas que existiam no local. “Lembro que pedestres e ciclistas sofriam muito diariamente para circular pelo trecho que é era de terra batida e tinha muitos obstáculos. Eu sentia vergonha da situação, mas depois de muitos anos a obra foi entregue. Agora as pessoas poderão passar por ali com mais tranquilidade. Isso pode ser de se comemorar”, afirma a funcionária do hospital que trabalha no local há mais de 25 anos.  

Maria ainda contou para o TEMPO NOVO que nos últimos anos passava pela rua de trás do hospital, para não sofrer nenhum risco de cair na calçada. “O Dório Silva tem um portão atrás e nos últimos anos eu passava por lá, para não correr risco de se acidentar na calçada. Era muito perigoso. Ou passava em meio a buracos, ou sofria risco de ser atropelado na rua”, relata.

Problema era antigo e sério: pedestres sofriam para passar pelo espaço. Foto: Gabriel Almeida / Arquivo TN

Promessas não cumpridas

O histórico de promessas para construir a calçada é longo. O TEMPO NOVO vem acompanhando as promessas de construção da calçada há anos.  O Governo do Estado, na gestão do então governador Paulo Hartung, tinha prometido iniciar a construção no início de 2016, não cumpriu o prazo e fez uma nova promessa. Desta vez, a obra era para ser executada no segundo semestre de 2016, mas 2017 chegou e nada havia sido feito.

Em janeiro de 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que disse que a obra já tinha iniciado e que a previsão era que fosse finalizada ainda em janeiro.

Mas não foi o que aconteceu. A reportagem esteve no local e constatou que não tinha nenhum sinal de obra. A única mudança realizada foi a retirada dos trailers que vendiam lanches no local onde deveria ter um ponto de ônibus. Os vendedores ambulantes foram retirados e foi instalado um abrigo do Transcol no local.

Já em setembro de 2018, a Sesa tinha dito que a obra chegou a ser iniciada, porém foi logo interrompida, sob alegação de que foi identificada uma inconformidade no projeto. Também disse que as alterações no projeto já tinham sido realizadas e que o Estado estava aguardando a aprovação da Prefeitura de Serra para retomada da obra. Mas na ocasião, a Prefeitura da Serra tinha informado que não constava em andamento nenhum processo de aprovação para calçada cidadã.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por