Categories: Notícias

Até que enfim: calçada do hospital Dório Silva está pronta

Obra foi finalizada há poucas semanas. Foto: Gabriel Almeida

Uma novela antiga da Serra chegou ao fim! A tão cobrada calçada do Hospital Estadual Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, foi construída e a obra já está finalizada. Agora, os pedestres e ciclistas poderão passar pelo local com segurança e sem o risco de se acidentar em um dos antigos obstáculos que ficavam no local. Foram gastos aproximadamente R$ 215 mil para construir 223 metros quadrados (m²) de calçada e instalar 310 metros de gradil.

O problema já foi alvo de muitas reportagens do TEMPO NOVO, que sempre ouvia os moradores e cobrava soluções para a situação que se estendeu por anos. A obra teve como empresa responsável a Matix Construtora e começou na última semana de fevereiro, com o prazo de 90 dias para ficar pronta, mas caminhou a ‘passos de tartaruga’ (link), e agora, foi entregue com um pouco de atraso: cerca de cinco meses.

Quem sempre acompanhou o problema é a Maria da Piedade. Ela sempre passava pelo local e sentia “vergonha da situação.” Para a reportagem, ela relembrou dos diversos problemas que existiam no local. “Lembro que pedestres e ciclistas sofriam muito diariamente para circular pelo trecho que é era de terra batida e tinha muitos obstáculos. Eu sentia vergonha da situação, mas depois de muitos anos a obra foi entregue. Agora as pessoas poderão passar por ali com mais tranquilidade. Isso pode ser de se comemorar”, afirma a funcionária do hospital que trabalha no local há mais de 25 anos.  

Maria ainda contou para o TEMPO NOVO que nos últimos anos passava pela rua de trás do hospital, para não sofrer nenhum risco de cair na calçada. “O Dório Silva tem um portão atrás e nos últimos anos eu passava por lá, para não correr risco de se acidentar na calçada. Era muito perigoso. Ou passava em meio a buracos, ou sofria risco de ser atropelado na rua”, relata.

Problema era antigo e sério: pedestres sofriam para passar pelo espaço. Foto: Gabriel Almeida / Arquivo TN

Promessas não cumpridas

O histórico de promessas para construir a calçada é longo. O TEMPO NOVO vem acompanhando as promessas de construção da calçada há anos.  O Governo do Estado, na gestão do então governador Paulo Hartung, tinha prometido iniciar a construção no início de 2016, não cumpriu o prazo e fez uma nova promessa. Desta vez, a obra era para ser executada no segundo semestre de 2016, mas 2017 chegou e nada havia sido feito.

Em janeiro de 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que disse que a obra já tinha iniciado e que a previsão era que fosse finalizada ainda em janeiro.

Mas não foi o que aconteceu. A reportagem esteve no local e constatou que não tinha nenhum sinal de obra. A única mudança realizada foi a retirada dos trailers que vendiam lanches no local onde deveria ter um ponto de ônibus. Os vendedores ambulantes foram retirados e foi instalado um abrigo do Transcol no local.

Já em setembro de 2018, a Sesa tinha dito que a obra chegou a ser iniciada, porém foi logo interrompida, sob alegação de que foi identificada uma inconformidade no projeto. Também disse que as alterações no projeto já tinham sido realizadas e que o Estado estava aguardando a aprovação da Prefeitura de Serra para retomada da obra. Mas na ocasião, a Prefeitura da Serra tinha informado que não constava em andamento nenhum processo de aprovação para calçada cidadã.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

15 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

15 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

16 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás