Categories: Amar é o Bicho

Até três anos de prisão para quem maltratar cães e gatos

Três anos de prisão. Isto mesmo, esta poderá ser a pena para pessoas que maltratarem animais como cães e gatos, conforme a nova lei aprovada ontem na Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com o projeto de lei 2833/11 quem matar cães e gatos pode ser preso por até três anos. Exceção apenas para animais que estejam em processo de morte irreversível, quando deverá ser feita a eutanásia assistida.

Quem abandonar cães e gatos também sofrerá punição, neste caso três meses a um ano de prisão para o indivíduo que cometer o crime. A prática de rinha de cães terá punição de mais rigorosa, de três a cinco anos de prisão.

Outra novidade da lei, é que agentes públicos responsáveis por preservar a vida de animais que não prestarem socorro ao se depararem com alguma situação de perigo também poderão sofrer punição com detenção de três meses a um ano.

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais, determina pena para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais, sejam silvestres, domésticos ou domesticados de três meses a um ano de detenção e multa. Porém, a nova lei aumenta esta punição e trata exclusivamente de cães e gatos.

A lei é de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que é conhecido como ativista militante da causa animal. Ainda precisa ser votada pelo Senado antes de ir à sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) e passar a valer.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

16 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

3 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

3 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás