Mais uma vez, mães, pais e responsáveis, assim como toda a comunidade escolar da Serra, ficam alarmados com supostas ameaças de massacres em unidades de ensino nos últimos dias. Dessa vez, mensagens estão sendo compartilhadas via WhatsApp contendo uma foto de uma arma de fogo e facas juntamente com informações de que haveria um atentado no Espírito Santo. Em uma pesquisa realizada pela reportagem do Jornal Tempo Novo, revela-se que a imagem que tem sido compartilhada foi encontrada no Google, ou seja, trata-se de uma imagem que já circula na web há muito tempo.
É importante destacar que fazer ameaças de atentados é considerado crime e está tipificado no Código Penal Brasileiro. Segundo o artigo 147, ameaçar alguém, por palavra, escrito, gesto ou qualquer outro meio, de causar-lhe mal injusto e grave, pode resultar em detenção de um a seis meses ou multa. Além disso, mesmo que motivado pela preocupação e o medo, é importante ressaltar que a disseminação de boatos e informações falsas também pode ser considerada um crime, conforme o artigo 138 do Código Penal, que prevê pena de detenção de um a seis meses ou multa para quem caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
A Polícia Civil pede para que a população não compartilhe informações sem verificar a veracidade delas. É importante que a população colabore com as autoridades, denunciando possíveis suspeitos e evitando a disseminação de informações falsas. O momento é de união e cuidado, especialmente em relação à segurança nas escolas. A comunidade escolar deve estar atenta e colaborar com as autoridades para garantir a segurança de todos os alunos e profissionais da educação.
Nas redes sociais, agentes de segurança que também foram abordados pelos usuários já se pronunciaram a respeito. Na Serra, o Agente Dias, da Guarda Municipal da Serra, em seu perfil pessoal, reforçou que a imagem é facilmente encontrada nas buscas do Google, mas ressalta a importância do poder público e da comunidade escolar se manter vigilante.
“É importante não sair divulgando isso, pois assim o responsável pelas ameaças vai se sentir ‘a missão dela foi concluída’. Se você jogar no Google, você acha essa foto. Não estou dizendo que não é para não se preocupar, porém é importante tomar cuidado com a forma que você replica, pois você dá combustível para continuar fazendo e incentivando outras pessoas a fazer o mesmo. A foto foi pega na internet, fizeram uns escritos em tom de ameaça. Mas precisamos sim manter as escolas reforçadas e as ações em dia, assim como a cidade da Serra vem fazendo”, disse o profissional de segurança pública.