Notícias

Atividade física ajuda a melhorar saúde de pacientes com câncer de mama, revela estudo

Um novo estudo revelou que a prática regular de exercícios ajuda a melhorar a saúde de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Crédito: Agência Brasil

Evidências científicas já comprovam a importância da atividade física para prevenir doenças, inclusive o câncer. Mas um novo estudo revelou que a prática regular de exercícios ajuda a melhorar a saúde de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

O estudo, publicado na revista da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, apontou reduções significativas na taxa de mortalidade e na recorrência da doença em mulheres que mantiveram um estilo de vida saudável antes, durante e após o tratamento.

A pesquisa analisou 10.359 mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágios I a III. Após um acompanhamento por seis anos, os cientistas constataram que a atividade física moderada entre 90 minutos e cerca de 5 horas por semana foi associada a uma redução no risco de recorrência da doença.

O mastologista Silvio Bromberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), informou que os dados do estudo dados indicam que a atividade física regular pode ter um efeito antitumoral significativo, especialmente em determinados subtipos de câncer de mama.

“A taxa de sobrevivência livre de recorrência a distância (DRFS) foi de 86% para praticantes de exercícios semanais por pelo menos 90 minutos e de 91,6% para as mulheres que se dedicaram a um período igual ou maior a 90 minutos por semana”, esclareceu.

A médica oncologista Virgínia Altoé Sessa destacou que, além de contribuir para reduzir o risco de recidiva da doença, conforme indicou o estudo, a prática de atividade física em pacientes oncológicos ajuda a amenizar os efeitos colaterais de alguns tratamentos.

“Em pacientes que estão em tratamento, os exercícios ajudam a diminuir a fadiga, dão mais energia, amenizam as náuseas causadas pela quimioterapia e melhoram muito a qualidade de vida das pacientes”, informou.

Virgínia afirmou, ainda, que a prática de atividade física é indicada para pacientes de todas as idades, mas é importante que os exercícios sejam supervisionados.

“Antes de iniciar qualquer atividade física durante um tratamento para o câncer de mama, é importante conversar com seu médico e receber orientações de um educador físico. Com certeza, os exercícios irão ajudar as pacientes passarem por essa fase de forma mais saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente”, encerrou a oncologista.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Reforço de 1.179 agentes de segurança no 2º turno das eleições na Serra

Reunião que definiu efetivo e atividades para o próximo domingo (27) No próximo domingo (27), dia do 2º turno das…

26 minutos atrás

Mega galpões na Serra comprovam vocação de retroárea para Aracruz no contexto do Parklog

Crédito: divulgação. A cidade de Aracruz é uma das "galinhas dos ovos de ouro" do Espírito Santo, no que se…

1 hora atrás

Sinfônica Vale Música apresenta na quarta espetáculo regado a sucessos do Roupa Nova

O repertório da Sinfônica Vale Música será repleto de sucessos do grupo Roupa Nova, que há mais de quatro décadas…

3 horas atrás

Bar promove cinco dias de sertanejo esta semana na Serra

A agenda no Mercearia Gastrobar, em Laranjeiras, na Serra, começa na segunda-feira (21) e segue até o sábado (26), com…

3 horas atrás

Cachorra com problemas de saúde desaparece na Serra e família oferece recompensa

Uma família da Serra está desesperada à procura de sua cachorra, Jully, que desapareceu no último domingo (20/10), por volta…

5 horas atrás

Carreta que se transforma em cinema chega a Novo Horizonte, na Serra, esta semana

As sessões acontecem de terça a sábado, às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, em uma carreta adaptada que se…

5 horas atrás