Shows musicais, hip-hop, rodas de conversa, passeio ciclístico e sarau. Estas são algumas das atrações culturais previstas no Mês da Consciência Negra, que contará com eventos em diversas regiões da Serra. As atividades são organizadas pela Prefeitura Municipal da Serra, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Municipal do Negro e Conselho Municipal de Juventude, ligados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).
Haverá também na programação o Festival de Cultura Afro, no Parque da Cidade, no dia 21, com a presença das bandas Preta Root’s, A Mesa, Zumbidobom e Vinga Semente. No dia 19, no Terminal de Laranjeiras, ocorrerão duas ações culturais, Flash Mob, intervenção através de dança, onde os participantes realizam ação inusitada.
Segundo dados da Sedir, cerca de 70% da população da Serra é composta por negros e pardos, estando entre os municípios onde mais se exterminam jovens e mulheres negras por arma de fogo, segundo o mapa da violência.
Festival Cultural
Sábado (21), a partir das 16h, um palco montado no Parque da Cidade receberá as comemorações do Dia da Consciência Negra, com o seguinte cronograma:
16h – Exposição de fotos e Encontro de Danças Urbanas
17h40 – Abertura com Apresentação de Danças
18h – Preta Rotts
18h50 – Vinga Semente
19h40 – A Mesa
20h30 – Apresentação de Dança
20h40 – Zumbido Bom
21h30 – Encerramento
20 de novembro
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a morte do maior líder da história dos negros no Brasil, Zumbi dos Palmares, capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
Com o objetivo de reativar a Associação dos Skatistas Capixabas 12 skatistas capixabas se reuniram em Nova Almeida, no último…
“Todos os tipos de câncer de pele têm como principal fator de risco a exposição solar sem proteção, por isso…
Lama da Samarco matou 19 pessoas e devastou Rio Doce em 2015. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil). Era 23 de dezembro…
A Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda é de José de Anchieta, na Serra e faturou no Brasileiro disputado na…
Dois esportistas da Serra estão entre os dez finalistas que disputam o prêmio Melhores do Esporte 2024, que elegerá o…