Categories: Notícias

Ativista reclama de atraso e ‘panela’ na lei de incentivo cultural da Serra

Por Conceição Nascimento

Após muitas cobranças por parte de ativistas culturais da Serra, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) divulgou a lista contendo os 54 nomes com projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura, Chico Prego. A divulgação foi feita no Diário Oficial dos municípios nesta quarta-feira (11).

O objetivo da lei é incentivar o fomento da cultura do município. Foto: Divulgação

Um ativista cultural da cidade, Rodrigo Sabará, questiona os critérios adotados para a escolha dos contemplados. Ele diz que a indicação é feita “com base na amizade” entre os membros do Conselho de Cultura da Serra e os candidatos aos bônus da lei.

“Os membros do Conselho não entendem nem leem os projetos. A escolha é feita na base da amizade. Desisti de inscrever minhas propostas na Lei Chico Prego e estou atuando em outro município, embora seja morador da Serra”, reclamou Sabará.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rogério de Morais Martins, a entidade é séria, e as análises se baseiam nos critérios estabelecidos no Edital. O conselho é composto por 21 membros. “São pessoas sérias e comprometidas com a cultura da cidade. E, inclusive, Rodrigo Sabará teve um projeto contemplado com a Lei”, disse.

Em função da demora para a divulgação dos projetos contemplados com a Chico Prego, um grupo de ativistas se preparava para cobrar informações junto à Setur. “O Conselho analisou a documentação e os projetos dos candidatos à Lei Chico Prego, cujos resultados foram enviados à prefeitura em janeiro. Portanto, nada justificaria divulgar esses nomes no final de fevereiro”.

Divulgação com atraso

Normalmente divulgado em dezembro, só agora, na quarta-feira (11) foram divulgados os 54 projetos contemplados.

Eles receberão certificados da Prefeitura da Serra e os documentos deverão ser trocados por bônus junto a empresas com sede no município. O valor destinado aos projetos é de R$ 900 mil. Foram inscritos 121 projetos neste edital para disputar os certificados.

Informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra, o Conselho Municipal de Cultura estava passando por um processo de eleição interna, o que gerou atrasos na análise dos projetos. Informou ainda que todos os artistas foram comunicados da alteração do prazo para divulgação dos resultados.

 Confira a lista dos contemplados e seus respectivos projetos

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação de fiscais da Prefeitura desmonta ocupação irregular em Cidade Pomar

Uma ação integrada com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultou…

7 horas atrás

Homem pede para fazer test-drive e rouba caminhonete que queria comprar na Serra

O homem pediu para fazer um test-drive e roubou a caminhonete que afirmou que gostaria de comprar, na Serra. Crédito:…

11 horas atrás

Grupo Curtição celebra 9 anos com festão no Arpoador, na Serra

O grupo de pagode Curtição completa nove anos de estrada e prepara uma grande festa para comemorar a data. O…

11 horas atrás

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo. Crédito: Divulgação Com a proximidade do final do…

13 horas atrás

Guarda Municipal da Serra aborda 12 ônibus em operação na Avenida Norte Sul

Na última segunda-feira (11), a Operação Coletivo Seguro, realizada pela Guarda Municipal da Serra, abordou 12 ônibus que transportavam cerca…

13 horas atrás

A importância da prevenção da Leishmaniose

A leishmaniose não é uma doença transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim através da picada de mosquitos…

13 horas atrás