O fim de semana e início da próxima deve ser marcado por manifestações contra a Vale em Vitória. Os atos estão sendo mobilizados pelas redes sociais e até às 18h de ontem (31), mais de mil pessoas haviam confirmado participação nos eventos.
Hoje (1º) está prevista uma Vigília em Solidariedade às Vítimas do Crime de Brumadinho, das 17h30 às 21h30, na portaria sul da Vale, no final da Avenida Dante Michelini, Jardim Camburi.
A manifestação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) no Espírito Santo. “Estaremos juntos, atingidos do vale do Rio Doce e sociedade capixaba, em uma vigília ecumênica em luto pelo sétimo dia do crime da Vale em Brumadinho”, diz a mensagem publicada pela organização no Facebook.
No domingo, às 9h, há o protesto Pare, Vale!, na entrega do Parque Atlântico, construído pela empresa como condicionante ambiental, também próximo à entrada da Vale. As pessoas estarão de preto para representar luto. A organização é da advogada criminalista Elisângela Melo.
“Considerando, além de diversos outros danos ambientais, o já conhecido pó preto, a tragédia de Mariana e a inacreditável repetição em Brumadinho, dessa vez com muito mais vítimas fatais, entendemos pela necessidade de utilizar o dia da inauguração do parque pra dizer pare, Vale”, escreveu a advogada em sua conta na rede social.
E na terça-feira (05), haverá uma performance artística saindo da praça do Carone, até o bar Biritas, na tradicional Rua da Lama, ambos em Jardim da Penha. A performance ‘Lama na Lama’ será feita por três atores e será aberta ao público.