Ana Paula Bonelli
A mobilização de defensores de animais pode ajudar a Serra a ser uma cidade mais limpa. Isto porque, começa a ser discutida a ideia de restringir o uso de carroças puxadas por muares ou equinos no município. Ocorre que os carroceiros estão entre os principais lançadores de resíduos sólidos em pontos viciados de lixo e entulho em terrenos baldios e áreas verdes do município.
A discussão surgiu numa reunião entre ativistas protetores de animais e o prefeito Audifax Barcelos na última terça-feira (3). O pedido dos ativistas é que a prefeitura estude uma forma, se não de proibir, de pelo menos ter maior controle sobre o uso de carroças na Serra. Além dos maus tratos aos animais, os protetores também estão preocupados com lançamento clandestino de resíduos.
A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andrea Carvalho, que também esteve no encontro, se dispôs a ouvir o grupo novamente em uma outra ocasião juntamente com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental para conversar sobre parceria na fiscalização. “Já realizamos esta fiscalização. É uma atividade perigosa, pois há carroceiros que andam armados. Queremos intensificar estas ações e a parceria com a Polícia Ambiental será muito importante”, frisa.