Ativistas ambientais capixabas fizeram ontem (27), um protesto contra a degradação do principal rio da Grande Vitória, o Jucu, que abastece mais de um milhão de pessoas. O grupo espalhou nas escadarias do Palácio Anchieta, parte das cerca de 14 toneladas de peixes que morreram no rio no trecho próximo à foz neste semana.
“Estivemos hoje (quinta, 27) em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, para mostrar ao Governo do Estado o que ele insiste em ignorar: o Rio Jucu” – escreveu numa rede social a jornalista e ativista que participou do ato, Flávia Bernardes.
Com a vazão baixíssima e quase totalmente capturada pela Cesan para o abastecimento da Grande Vitória, o Jucu teve sua foz fechada e seu trecho final em Vila Velha, basicamente alimentado por esgoto dos canais do Congo e Araçás, o que reduziu o oxigênio, conforme análise do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), e levou os peixes à morte.
Na última quarta-feira, o Governo mandou um trator para reabrir a foz do rio. Parte dos peixes foram recolhidos pela Prefeitura de Vila Velha e descartados em aterro sanitário no município.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…