Ativistas ambientais capixabas fizeram ontem (27), um protesto contra a degradação do principal rio da Grande Vitória, o Jucu, que abastece mais de um milhão de pessoas. O grupo espalhou nas escadarias do Palácio Anchieta, parte das cerca de 14 toneladas de peixes que morreram no rio no trecho próximo à foz neste semana.
“Estivemos hoje (quinta, 27) em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, para mostrar ao Governo do Estado o que ele insiste em ignorar: o Rio Jucu” – escreveu numa rede social a jornalista e ativista que participou do ato, Flávia Bernardes.
Com a vazão baixíssima e quase totalmente capturada pela Cesan para o abastecimento da Grande Vitória, o Jucu teve sua foz fechada e seu trecho final em Vila Velha, basicamente alimentado por esgoto dos canais do Congo e Araçás, o que reduziu o oxigênio, conforme análise do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), e levou os peixes à morte.
Na última quarta-feira, o Governo mandou um trator para reabrir a foz do rio. Parte dos peixes foram recolhidos pela Prefeitura de Vila Velha e descartados em aterro sanitário no município.
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…