Categories: Meio Ambiente

Ativistas vão protestar contra degradação do rio Jucu

Ativistas na descida ecológica do rio Jucu: principal manancial do ES está poluído e secando. Foto: Divulgação / Prefeitura de Vila Velha

No próximo dia 02 de novembro ativistas de Vila Velha farão um protesto pedindo mais cuidado com o rio Jucu, responsável pelo abastecimento de cerca de 1 milhão de pessoas na Grande Vitória.

Trata se do Ato Juculturada, que fará um cortejo fúnebre na região da Barra do Jucu, tradicional balneário capixaba onde o rio deságua. Um dos organizadores, o ativista Thiago Emerick disse que a concentração será às 8h na praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.

“Durante o cortejo vamos lançar um abaixo – assinado e entrega-lo ao Ministério Público, para pedir que o governo do Estado e municípios da bacia hidrográfica assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a recuperar não só este, mas como os demais rios do ES”, pontua.

Segundo Thiago, uma das ações reivindicadas é a construção de uma represa para garantir o abastecimento de água em tempos de estiagem, já que o Jucu está quase seco e a Cesan emitiu, no último final de semana, alerta de falta d’água em Vila Velha, Cariacica e Vitória (a parte da ilha), municípios atendidos pelo manancial.

“Também queremos transparência em relação aos gastos do governo em relação ao Programa Águas e Paisagens, que prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em saneamento e recuperação florestal. Nos últimos 25 anos tivemos outros programas ambiciosos como o Prodespol, Prodesan e Águas Limpas que em nada melhoraram o rio. Pelo contrário, só ficou mais sujo”, acrescenta.

Thiago lembra que o ato é aberto e que haverá muita música, com bandas de congo e outros artistas da Barra do Jucu. A iniciativa é do movimento Culturada Viral, que congrega ativistas e artistas do balneário.

Serviço

Cortejo Fúnebre do rio Jucu – Ato Juculturada

Dia 2 de novembro, às 8 horas, na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu, Vila Velha.

Atrações: Muita música com o congo e bandas formadas por músicos da região.

Mais informações: 98829-2093 (Thiago) ; 3260-1224 (Regina).

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

19 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

19 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

19 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

20 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás