Uma serrana se destacou na ginástica rítmica nacional na última semana. Trata-se da moradora de Praia de Carapebus, Vitória Turial que conquistou o terceiro lugar por equipe nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Curitiba, no Paraná. Vitória também ficou no quinto lugar geral individual. Mais de 90 ginastas participaram do evento. Agora ela tenta levantar recursos para participar de outra competição. Desta vez na Argentina.
O próximo desafio da serrana será o Pan Americano – Todas as Américas, que acontecerá na Argentina, na cidade de Rosário. Para participar do evento, Vitória precisa de ajuda. Como todo atleta, a ginasta enfrenta problemas de ordem financeira para viajar, pagar estadia e comida.
“A data da viagem já está marcada. Ela sairá no dia 27 de setembro e volta no dia 4 de outubro. Mas não temos certeza se ela poderá participar, porque é tudo muito caro e precisamos muito de ajuda”, destaca a avó de Vitória, Wilma Cunha Turial.
Para tentar arrecadar dinheiro, família e amigos estão realizando uma rifa que sorteará chocolate. “Custa R$ 2 e nosso objetivo é arrecadar R$ 1 mil que já ajuda. Se conseguirmos mais será melhor”, afirma.
Empresas que quiserem ajudar Vitória e quem quiser adquirir a rifa pode entrar em contato com o telefone 9 9531-7027 ou 2141-0068.
Competição em Curitiba
Vitória fez parte da caravana capixaba que trouxe 11 medalhas na maior competição estudantil do país.
A participação dos capixabas começou com a conquista de três medalhas. A primeira foi de Milena Moraes Pizzin, de 14 anos, que conquistou o ouro na prova de 50m borboleta. Depois foi a vez de Breno Lúcio Monteiro, também de 14 anos, conquistar a prata no judô. Por fim, Stefany Ferreira, 12 anos, subiu ao ponto mais alto do pódio na categoria leve (30 a 40 Kg) da luta olímpica, encerrando o primeiro dia de competições.
No segundo dia o Espírito Santo faturou mais três medalhas, todas de bronze. Abnner Santos de 13 anos na luta olímpica e Marcello Medeiros, também de 13 anos, no judô. Além destes, quatro capixabas da equipe de ginástica rítmica também garantiram medalhas, são elas: Manuela Dias, Lavínia Oliveira, Thais Lourenciani, todas de 13 anos, e Vitória Freire, de 14.
Já no terceiro dia, os atletas garantiram mais cinco medalhas para o Estado: três na ginástica rítmica, com a atleta Thais Lourencini, de Vila Velha, duas de bronze e uma de prata. No judô, as equipes do Espírito Santo subiram no terceiro lugar do pódio: bronze por equipe no masculino e no feminino.