Com 17 anos, a aluna de atletismo da Estação Conhecimento Serra, Luana Soares Aguilar, está vivendo uma experiência inédita: a jovem foi convocada para representar o Espírito Santo na delegação brasileira que participa do She Runs – Líder de Garotas Ativas, competição internacional voltada exclusivamente para mulheres, que teve início na segunda-feira (12) e segue até o sábado (17), em Bruxelas, na Bélgica.
Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar, o She Runs é uma corrida internacional que incentiva o bem-estar e a liderança feminina através do esporte escolar, promovendo a igualdade de gênero ao mesmo tempo em que cria e desenvolve uma rede de jovens mulheres líderes no segmento em todo o mundo.
+ Andaluz, indústria da Serra, abre novas vagas de emprego com salário de até R$ 1.970
A delegação brasileira é formada por estudantes-atletas mulheres que carimbaram o passaporte através das seletivas realizadas pelas federações escolares em seus estados.
Luana, que é moradora de Cidade Pomar, na Serra, é atual campeã capixaba Sub-18 e ficou em 8º lugar na Seletiva Nacional para a Gymnasíade 2022, promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.
A delegação brasileira para o She Runs é composta por 27 alunas-atletas de todas as regiões do país, sendo uma representante para cada estado.
Luana está há um ano na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, sob a orientação do educador de atletismo Diogo Mello da Rosa. As expectativas dela para o She Runs são as melhores possíveis.
“É a minha primeira viagem internacional e estou muito animada pela oportunidade de participar da Seleção Brasileira, onde estarei representando o meu estado e o meu país”, comenta Luana, que faz questão de agradecer por todo o apoio recebido: “Primeiramente, tenho gratidão a Deus; agradeço também ao meu diretor Márcio, ao meu treinador Diogo, à Estação Conhecimento e à Escola Nova Carapina, onde tudo começou, e principalmente aos meus pais, que fizeram tudo acontecer”, elenca a jovem.
Para Diogo, Luana mereceu a convocação da Federação Capixaba de Desporto Escolar e tem todas as condições para se destacar na competição e na sua formação cidadã: “Esta será uma grande oportunidade para a Luana trazer na bagagem o acesso ao esporte com alunas-atletas de várias partes do mundo, e também para vivenciar outras culturas, conhecendo as realidades locais”, aponta o educador.