O jovem talento Júlio, de apenas 10 anos, que treina no Porto Vitória, na Serra, foi recentemente aprovado pelo Bahia. O acordo entre os clubes serrano e baiano prevê o desenvolvimento do atleta no Espírito Santo até ele atingir 14 anos, quando poderá ser alojado definitivamente nas dependências do Tricolor da Boa Terra.
Único time capixaba que atualmente possui o Certificado de Clube Formador da CBF, o Porto Vitória tem jogadores espalhados por todo o Brasil e até fora do país. Júlio é mais um exemplo do sucesso do clube. Com muita habilidade na perna esquerda e versatilidade para atuar nos dois lados do campo, Júlio foi para a Bahia de avião, hospedou-se em hotel pago pelo clube baiano e foi acompanhado pelo presidente do Porto Vitória, Vinícius Coelho.
A base do Porto Vitória treina em Jardim Limoeiro e o profissional treina em Manguinhos. O alojamento dos jogadores fica em Jardim Limoeiro.
O jovem jogador, observado desde o ano passado, foi aprovado em maio pelo captador do Bahia, Celso Caju, e pelo Coordenador Metodológico da base tricolor, Pedro Miranda, o Pedrinho.
A família de Júlio está em festa, vivendo a expectativa de ver o filho vestindo as cores de um time da Série A do Campeonato Brasileiro, agora também apoiado pelo Grupo City. O pai de Júlio, o empresário Jackson da Silva, relembra os primeiros passos do filho no futebol, começando aos cinco anos em uma escolinha de futsal do bairro e aos sete anos se destacando no Álvares Cabral, antes de se transferir para o Porto Vitória.
“Com sete anos, vimos que ele era diferente e o levamos para o Álvares Cabral. Lá também identificaram talento nele e aí conseguimos um teste no Porto Vitória. Com oito anos ele veio para o Porto, e com nove anos ele já jogava no Sub-11, inclusive foi campeão estadual no Sub-11”, contou Jackson.
Mesmo com a pouca idade, a rotina de Júlio é intensa. Ele treina três vezes por semana no Porto Vitória e outras duas vezes na semana faz futsal no Álvares Cabral, intercalando tudo isso com os estudos. Fã de Cristiano Ronaldo, Júlio sonha em disputar uma Champions League e conquistar muitos títulos.
“Meu maior sonho é ser jogador de futebol, disputar uma Champions League e conquistar muitos títulos. O futebol pra mim é diversão, é estar com meus amigos, é fazer o que eu gosto, que é jogar bola”, disse Júlio.
No Porto Vitória, Júlio é visto como uma joia. O presidente Vinícius Coelho explicou que o acordo com o Bahia é manter o atleta se desenvolvendo no Espírito Santo até ele atingir uma idade adequada para ser alojado no novo clube. “É uma parceria dos três lados: Bahia, Porto Vitória e a família. O Bahia acredita no potencial de Júlio e do Porto Vitória para desenvolver atletas”, afirmou Vinícius.
Léo Casula, gestor de futebol do Porto Vitória, destacou a estrutura e o trabalho do clube capixaba. “O Porto Vitória possui uma estrutura de staff que gera confiança ao Bahia de deixar um atleta aprovado sendo desenvolvido aqui neste primeiro momento. Hoje o Júlio é do Bahia, ninguém pode levá-lo. Isso demonstra o nosso crescimento na questão estrutural e a capacitação dos nossos profissionais.”
Campeão capixaba sub-11 no ano passado com o Porto Vitória, Júlio se prepara agora para a IberCup, que começa no próximo dia 15 de julho, no Rio de Janeiro. Os jogos serão realizados na Zona Oeste Carioca, no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, próximo ao Parque Olímpico das Olimpíadas Rio 2016.
As inscrições para o programa Voe Atleta 2025 do Governo do Estado que vai ofertar cerca de 750 passagens aéreas…
O Governo do Estado oferta um novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de mais de…
A carga avaliado em R$ 1,2 milhão, continha fios e bobinas de cobre e o flagrante aconteceu num galpão, no…
A Vale abriu novas vagas de emprego com contratação imediata para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A Vale…
Uma mulher perdeu parte dos dentes após ser agredida a pauladas por seu ex-marido no último sábado (26), no bairro…