Por Thiago Albuquerque
Saiu o grito de campeão no Campeonato Capixaba da Série A de 2017. A torcida que ecoo pela primeira vez o grito de campeão capixaba em sua história foi a do Atlético-ES. A vitória heroica por 2×1 no Doze, foi a consagração de uma campanha impecável e invicta. O jogo que aconteceu no último sábado (06), no estádio do Sumaré fez o Atlético colocar seu nome do hall da fama dos campeões capixabas.
No primeiro jogo da final, que aconteceu no mês passado, no estádio Kleber Andrade deixou tudo em aberto para a segunda partida. O empate por 2×2 deixou tanto o Atlético, quanto o Doze com reais chances de título. E no final, o time de melhor campanha foi o campeão.
A trajetória do Atlético teve início no dia 28 de janeiro, com um empate de 1×1 contra a Desportiva; depois venceu fora de casa o Linhares por 1×0; também fora de casa, um 2×0 sobre o Doze; vitória em casa sobre o Rio Branco por 2×0; na 5ª, goleada de 4×0 sobre o Tupy-ES; empate de 2×2 com o Espírito Santo; 2×1, fora de casa sobre o São Mateus; empate de 1×1 com o Vitória e na última rodada, um 3×1 contra o Real Noroeste.
Na semifinal, o time enfrentou o Tupy-ES. No primeiro jogo venceu por 2×0, e na volta o empate por 1×1 garantiu a vaga para a final.
Números
O Atlético-ES fez treze jogos na competição. Deles seis como mandante e sete como visitante. O time venceu quatro jogos em casa e empatou dois. E fora de seus domínios venceu quatro e empatou três.
Ao todo o ataque balançou as redes adversárias 25 vezes e tomou apenas dez gols, dando um saldo positivo de 15. Com o título o Galo da Vila se tornou o primeiro representante do ES no Campeonato Brasileiro da Série D de 2018 e a vaga para a Copa do Brasil do ano que vem.