Por Thiago Albuquerque
Inédito. Pela primeira vez um time capixaba chega a final da Copa Verde. O feito fica por conta do Atlético-ES após o empate por 1×1 com o Luverdense, na noite da última quinta (12), no Estádio Kleber Andrade.
No confronto de ida, o Atlético-ES venceu fora de casa por 1×0, placar que deu a vantagem de um empate no jogo em Cariacica.
Na final, o adversário do time capixaba será o tradicional Paysandu. O primeiro jogo acontece no próximo dia 25, lá no Pará na casa do Papão. O jogo da volta acontece no Espírito Santo dia 16 de maio. Os horários e locais das partidas vão ser definidos hoje, às 15h, por sorteio na CBF.
A campanha do time capixaba começou no dia 31 de janeiro, quando recebeu em casa, no estádio José Olívio Soares, o Brasiliense em jogo válido pelas oitavas de finais. O Atlético venceu por 2×1. No jogo da volta, em Brasília, o Galo da Vila venceu novamente, só que fora de casa, por 3×2.
Na fase seguinte o Atlético venceu tanto na ida quanto na volta o time do Cuiabá. Em estádio de Copa do Mundo, na Arena Pantanal, o time capixaba venceu por 3×2. Depois, jogando em casa, mesmo com a vantagem, um 3×1 no José Olívio Soares despachou o time do Cuiabá.
Até aqui foram seis jogos, sendo cinco vitórias e um empate, o que faz o time do Atlético chegar a final confiante e invicto.