Em meio à correria das eleições, a Serra-Sede demonstrou mobilização política. Mas não para candidato A ou B. No último dia 02, uma multidão de serranos fez um ato pelas ruas contra o esvaziamento da Sede, por conta da saída dos órgãos públicos. O ato foi coordenado pelo Movimento Serra-Sede Forte.
Articuladora do Movimento, a recém-formada Associação de Comerciantes e Empresários da Serra-Sede (Acess), chama a atenção para as constantes migrações de órgãos públicos e desinvestimentos na Sede. O que segundo os representantes da entidade tem gerado efeito dominó e levado ao esvaziamento comercial.
A manifestação iniciou em frente à Igreja Matriz e seguiu pelas principais ruas da sede, com uma parada no Fórum, onde foi lida a Carta de Serra-Sede. Por fim, houve um ato público em frente à prefeitura cobrando o cumprimento da Lei 4.237/2014, que diz que os poderes municipais devem estar na sede do município.
Parte das secretarias municipais já funciona, há alguns anos, no Pro – Cidadão em Portal de Jacaraípe. No início do ano Varas Cíveis do Fórum foram transferidas para São Geraldo, próximo a divisa com Vitória. Mais recentemente as varas cíveis do Ministério Público estadual também saíram da Serra-Sede e foram para a região de Jardim Limoeiro.
Segundo os organizadores o ato contou com a adesão de cerca e 5 mil pessoas.