Categories: Divirta-se na Serra

Ator da Serra é o homenageado do 23º Festival de Cinema de Vitória

Markus Konká que é morador de Jacaraípe está completando 40 anos de carreira no cinema. Foto: Divulgação Gustavo Louzada

O ator da Serra, Markus Konká, será o homenageado do 23º Festival de Cinema de Vitória que acontece de 14 a 19 de novembro na Capital.

O artista comemora este ano quatro décadas de sua carreira no cinema. Ator, bailarino, coreógrafo e diretor, ele completou 62 anos no último mês de março.

Um dos mais expressivos artistas atuantes nas artes cênicas e no cinema do Espírito Santo, Konká possui um percurso artístico que transita pelo teatro, cinema e dança.

Na telona, atuou em cerca de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens. Foi dirigido por importantes nomes do cinema nacional: Nelson Xavier, Ruy Guerra, Hector Babenco, Hugo Carvana, Arnaldo Jabour, Carlos Diegues e Neville de Almeida. No Espírito Santo, atuou em filmes de Amylton de Almeida, Luiza Lubiana, Virgínia Jorge, Sáskia Sá, Luiz Tadeu Teixeira, Edson Ferreira, entre outros.

Konká atuou nos três longas-metragens do diretor Rodrigo Aragão (“O Mangue Negro”, “A Noite do Chupa Cabras” e “Mar Negro) e está no elenco de “Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini – produção que fará sua estreia na noite de encerramento do 23º Festival de Cinema de Vitória. Na ocasião, Konká estará presente para receber o abraço do público e será lançado o Caderno do Homenageado Capixaba – publicação impressa com reportagem e imagens sobre a trajetória do artista.

Na TV, integrou o elenco da novela “A Escrava Isaura” (1977 / TV Globo) e “Dona Beija” (1986 / TV Manchete). Recentemente, interpretou o personagem “Pocu” da série “Dois Irmãos”, minissérie inédita da TV Globo com a direção de Luiz Fernando Carvalho que deve ir ao ar em 2017.

Markus Konká também trabalha como professor de artes cênicas, é preparador cênico com especialização em expressão corporal e preparador de elenco para cinema.

No Espírito Santo, também desenvolveu trabalhos como coreógrafo para escolas de samba. Em 2009, dirigiu “Meninos da Guarani”, documentário que retrata e discute os processos de exclusão social de jovens e adolescentes da Avenida Guarani, localizada em Jacaraípe, município da Serra. Atualmente, está finalizando seu segundo documentário: “Olha o Sambão do Povo Aí Gente”.

Graças ao seu trânsito pela dança e pelo teatro, desenvolveu uma proposta de interpretação corporal chamada “Pluridimensional”, método em que reúne técnicas da dança clássica, do jazz contemporâneo e da dança afro e que tem sido ministrado por ele em cursos e formações livres.

Konká também foi funcionário do Departamento Estadual de Cultura do Espírito Santo, instituição que deu origem à atual Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

19 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

20 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

20 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

20 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

21 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

22 horas atrás