Conceição Nascimento / Yuri Scardini
Lideranças da Serra preparam audiência pública sobre o repasse de recursos da administração municipal ao projeto Estação Conhecimento, que tem como principal mantenedora a Vale e é um dos símbolos do discurso de responsabilidade social da empresa. Eles defendem que a Vale invista mais no projeto e desonere a Prefeitura, como forma de compensar o município pelos danos sociais e ambientais causados pela empresa e para que o município possa destinar o recurso para outros projetos sociais.
Anualmente a prefeitura desembolsa R$ 1.169,820 para custear parte do projeto. A Vale diz que a Estação Conhecimento não pertence à empresa, apesar do projeto ser idealizado pela Fundação Vale e construído com recursos financeiros da Vale. Além de ter uma imagem indissociável a mesma, e conter no balanço social da Vale.
Guilherme Lima, coordenador-geral da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) discorda do repasse e disse que vai propor junto à Executiva da AMO uma audiência pública.
“No próximo dia 27 vamos realizar uma executiva e vou colocar como ponto de pauta uma audiência pública para debater o repasse do município à Estação Conhecimento. No meu entendimento, por ser a Vale a maior poluidora do mundo e tendo impacto direto no município e considerando que a empresa não paga sequer 1% de imposto ao município, entendo que como ação mitigadora da degradação que causa a Serra ela pode arcar com esse valor na sua totalidade. O projeto é maravilhoso e tem que continuar, mas pode ser com dinheiro da Vale”, avaliou.
Já vereador Fábio Duarte (PDT), presidente da Comissão de Acompanhamento da Renovação das Licenças de Vale e Arcelor Mittal, adiantou que vai defender incluir, como condicionante de renovação da licença, um maior investimento direto da empresa na Estação Conhecimento.
“Vamos defender que a Vale invista mais dinheiro lá, por se tratar de uma iniciativa importantíssima, e com isso, o município pode investir em outros projetos que tem mais dificuldades de recursos. Vou conversar com o Estado para que isso seja incluído como condicionante da renovação de licença”, explicou.
Sobre a participação de representantes da prefeitura numa audiência, a assessoria de comunicação informou em nota que “A Secretaria de Assistência Social aguarda o convite para avaliar”.
Já a Vale informa que ainda não recebeu notificação para a audiência em questão. Ressalta, entretanto, que se fará presente caso isso ocorra.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…