Categories: Política

Audiência pública vai discutir desafios do saneamento básico na Serra

O encontro será realizado pala Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória, na quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa

O município apresenta diversos pontos de esgoto a céu aberto. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (15), a Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória, instalada na Assembleia Legislativa, discutirá os desafios para o saneamento básico do município da Serra. O encontro tem início às 17 horas, no Plenário Rui Barbosa.

Para tratar sobre o assunto, foram convidados secretários municipais de Meio Ambiente, Áurea da Silva Galvão Almeida, de Agricultura e coordenador de Saneamento, Samuel Dias, e a engenheira sanitarista e civil Verginia Reis Rocha, do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Saneamento.

O colegiado pretende acompanhar as ações da Cesan na Grande Vitória a fim de eliminar lançamento de esgoto no mar e em rios, prejudicando a saúde da população, meio ambiente e turismo. Por isso a reunião deve contar com a presença de representantes do órgão e prefeituras da região metropolitana, além do governo do Estado, Ministério Público (MPES), OAB-ES e associações de moradores de Serra.

A concessionária Serra Ambiental é a empresa contratada por meio da Parceria Pública Privada (PPP) para executar as obras de ampliação dos serviços de água e esgoto. A Cesan é responsável pela fiscalização do contrato de concessão, com duração de 30 anos e investimento estimado em R$ 628.157 milhões

Presidente da frente, o deputado Fabricio Gandini (Cidadania) destacou a importância de ouvir a experiência da Serra, primeiro município a instituir uma PPP dessa natureza no estado. “Por isso, vamos verificar como está sendo feito este trabalho, se estão sendo cumpridos os prazos e, caso o modelo seja exitoso, ele pode ser replicado em outros municípios”.

A reportagem  fez contato com a Ambiental Serra e a Cesar, a fim de confirmar a participação no evento. Assim que receber o retorno será publicado aqui.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

5 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

5 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás