A população de animais de rua na Serra tem aumentado assustadoramente. Estima-se que a cidade tenha hoje no mínimo 70.000 animais entre cães e gatos. Desse número, pelo menos 13 mil cachorros estão em situação de rua.
De olho nesta situação três vereadores do município uniram forças e irão realizar ao lado de ativistas da causa animal a Audiência Pública pelo Bem dos Animais da Serra.
O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, na Serra-sede, no dia 12 de setembro, às 9 horas.
À frente dos trabalhos estão os vereadores Gideão Svensson (PR), Aldair Xavier (PTdoB) e Basílio da Saúde (Pros).
A simpatizante da causa Isaura Nobre, professora e moradora de Jacaraípe foi quem procurou os parlamentares. “Nossa cidade está um caos. Os animais estão gritando socorro, eles não tem voz, mas nós temos. Fui a procura do Gideão que ouviu e abraçou a causa. Juntos vamos cobrar ação do poder público e castração já. É uma situação de saúde pública, de turismo. Qual é o turista que vai querer frequentar uma praia que está cheia de animais abandonados? Os protetores fazem a parte deles, tiram de onde não tem, mas acabamos enxugando gelo”, diz Isaura.
Na audiência pública também será apresentado o projeto para criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Serra (CMDPA).
O vereador Aldair Xavier disse que o projeto já foi protocolado e lido na Casa de Leis. Segundo ele, o conselho será criado com o intuito de fiscalizar e cobrar ações efetivas do município. “Quando se fala de saúde animal, fala-se também de saúde humana. Vamos cobrar uma verba de pelo menos R$ 1 milhão por ano do orçamento do município para tratar castração e outras ações de controle de animais de rua e semidomiciliados”.
Castramóvel
Do vereador Gideão Svensson já foi aprovado na Câmara da Serra o projeto Castramóvel, cujo objetivo é fazer um programa público, móvel e permanente de castração de animais. O projeto versa que a unidade móvel, circulará pelas comunidades da Serra, fazendo registro, castrando e esterilizando animais, além de vacinar e promover educação em saúde às famílias mais carentes sobre o trato com os animais.
Falta apenas a aprovação do prefeito Audifax Barcelos (PSB) para que o Castramóvel saia do papel.