Por Clarice Poltronieri
Na próxima quarta-feira (14), às 19h, acontece uma Audiência Pública no auditório da faculdade UCL para discutir sobre a instalação de um condomínio do Minha Casa, Minha Vida, faixa II, no bairro Ourimar, que às margens da ES-010, em frente a Manguinhos. Caso seja aprovada a instalação do condomínio, o bairro receberá 320 novos apartamentos, o que pode ampliar a população local em mais de mil habitantes. A construtora responsável é a MRV.
Na audiência pública, os moradores de Ourimar e dos bairros vizinhos podem se posicionar sobre os impactos que a construção deste novo condomínio vai causar. Moradores dos dois bairros temem aumento da pressão sobre os serviços públicos de Manguinhos (creches, escolas, posto de saúde e trânsito), já que em Ourimar ainda não há este tipo de estrutura, e as pessoas residentes ali precisam buscar os bairros vizinhos.
Em julho, foram inaugurados em Ourimar dois condomínios, com 608 apartamentos que atendem a famílias de baixa renda do Minha Casa, Minha Vida, faixa I. Após a inauguração, a Líder comunitária de Manguinhos, Ieda Gazen Freitas, disse que aumentou a busca por escola, creche, posto de saúde. E que isto também está impactando a estrutura viária, mobilidade urbana e segurança.
Informações confirmadas pelo presidente da Associação de Moradores de Ourimar, Marcelo Vargas. “Colocaram as pessoas e não deram assistência. Falta unidade de saúde, creches e escolas. E tem mais dois empreendimentos da MRV querendo vir para cá, mas ninguém fala em infraestrutura”, protesta.
Ambos prometem comparecer e levar outros moradores na Audiência Pública para discutir instalação do novo condomínio. A audiência é aberta à comunidade. O licenciamento está sendo tocado pela Prefeitura da Serra.