Categories: Meio Ambiente

Audiência vai discutir impactos da lama no litoral da Serra

A praia de Regência em Linhares, famoso point de surf, está impraticável por causa da lama. Foto: Divulgação / Internauta

Está prevista para a próxima quinta (02) na Câmara de Vereadores da Serra a Audiência Pública para discutir os impactos ambientais e econômicos da lama de rejeitos da extração de minério da Samarco (Vale + BHP Billiton) no litoral da Serra.

Quem propõe a audiência é o vereador Tio Paulinho (PV). Segundo a assessoria do vereador, o evento será na sala de sessões Flodoaldo Borges Miguel às 16h. E foram convidados representantes da Samarco e das suas acionistas Vale e BHP Billiton, da Prefeitura da Serra, do Governo do ES, Ibama e dos municípios capixabas às margens do rio Doce.

A lama segue descendo do rio Doce e se expandindo pelo litoral capixaba, onde chegou no último dia 21 de novembro. E ainda não há previsão de quando deve parar de chegar, já que os rejeitos seguem descendo das barragens localizadas em Mariana – MG. A Samarco apresentou, semana passada, um plano de contenção ao Ibama que será executado na própria área da barragem. Mas não deu prazo de quando conseguirá concluí-lo.

Enquanto isso a lama continua se espalhando no mar. No boletim da Samarco publicado ontem (30), a sujeira já havia se espalhado por 73 km2 no oceano Atlântico e estava vindo em direção à Grande Vitória por conta da virada do vento para direção nordeste no último final de semana.

O rompimento da barragem de Fundão em Mariana, que também gerou o extravasamento de outra barragem, a de Santarém, ambas em Mariana – MG, lançou 62 milhões de metros cúbicos de rejeito da extração de minério de ferro na bacia do rio Doce. Isso provocou mortandade massiva de peixes e outros animais, suspendeu o abastecimento de água em cidades, matou 13 pessoas e deixou 11 desaparecidos.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás