O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, deve se filiar ao Partido Progressista nos próximos dias; a informação foi confirmada por ambas as partes. A data da filiação ainda não foi agendada, mas deve ocorrer em novembro. Com Audifax no PP, a expectativa é que ele seja candidato a prefeito da Serra em 2024.
“As negociações estão muito avançadas; fui bem recebido pelo partido, estou muito grato, estamos dialogando de forma que tudo se encaminha para a filiação”, disse Audifax. Na prática, trata-se de um dos maiores partidos do país e também do Espírito Santo, liderado localmente pelo deputado federal Josias da Vitória.
A coluna conversou com Oziel Andrade, presidente do PP da Serra; segundo ele, uma vez filiado, Audifax seria a “prioridade número 01 do partido no Espírito Santo”. Isso ocorre porque tudo indica que o PP não terá candidatura própria em Vitória e ainda está trabalhando no cenário das cidades de Vila Velha e Cariacica. Com isso, filiando um político com tamanho recall no maior eleitorado municipal do Espírito Santo, Audifax passaria a ser o principal projeto em 2024.
Tanto Oziel quanto Audifax afirmaram que a data de filiação ainda será agendada, mas está próxima de acontecer. Inicialmente, havia a expectativa de ser realizada no próximo dia 11/11, como uma data simbólica, já que o número de urna do partido é exatamente o 11, mas alguns detalhes ainda precisam ser ajustados, o que resultou em um adiamento.
Em 2022, o PP elegeu a quarta maior bancada na Câmara Federal, o que lhe confere recursos substanciais para os fundos eleitorais. Caso a filiação de Audifax se confirme e ele seja destacado como o projeto número 01 do partido em 2024, a expectativa é que a sigla direcione um volume expressivo de estrutura de campanha para Audifax. Somado à sua própria força e recall político, essa combinação pode tornar Audifax altamente competitivo para a eleição de 2024.
O partido tem muito interesse em eleger o prefeito da Serra, pois isso ajudaria fortemente nos planos do deputado Da Vitória em 2026. Ele trabalha com a possibilidade de ser candidato ao senado ou até mesmo para governador, e nesse sentido, ter o partido governando o maior eleitorado e o maior PIB do estado, fortalece esse objetivo.
*A filiação de Audifax abre caminho para a candidatura do PL*
Com as negociações de filiação entre Audifax e o PP avançando, outro partido, o PL, deve começar a se movimentar no sentido de também ter seu próprio candidato. O ex-prefeito vinha conversando com o partido de Bolsonaro, mas ao optar pelo PP, Audifax resolve duas questões de uma só vez. Isso ocorre porque ele acredita que terá melhores chances em um cenário eleitoral com mais candidatos, onde ele e o atual prefeito, Sérgio Vidigal, que possuem um eleitorado mais sólido, teriam vantagem.
Ao ser candidato pelo PP, Audifax permite ao PL ter seu próprio candidato, com a possibilidade de apoiarem um ao outro em um eventual segundo turno, devido às boas relações entre Audifax/PP e o PL. Vale lembrar que em 2022, o ex-prefeito apoiou o candidato Carlos Manato no segundo turno da eleição para o Governo do Estado. Em conversa com a coluna, Audifax já confirmou sua guinada para o espectro político da direita.
Dentro do PL, ainda há indecisão quanto ao nome do candidato a prefeito, mas quem começa a se destacar é a moradora de Barcelona, Márcia Macedo, conhecida como Marcinha. Ela é a primeira suplente do senador Magno Malta e possui boas relações políticas nas alas partidárias, incluindo na Serra, com o vereador Igor Elson. Um ponto a favor de Marcinha é que ela não teria que renunciar à suplência do Senado, tornando sua candidatura mais viável.
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…