Bruno Lyra
A Serra seguirá os passos de Cariacica, Vila Velha Vitória e vai multar quem desperdiçar água usando mangueiras para lavar carros, fachadas, calçadas.
O anúncio foi feito no final da manhã desta sexta (23) pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) no Palácio Anchieta, durante a solenidade da ordem de serviço para a obra de captação, tratamento e distribuição da água do rio Reis Magos para reforçar o abastecimento da Serra.
Segundo Audifax, um projeto de lei está sendo preparado pelo executivo e deve ser apresentado à Câmara nos próximos dias. Não foi divulgado valores das multas.
A medida já havia sido anunciada há três semanas pela Secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, mas a administração municipal optou por não adotar a medida nos dias subsequentes.
Além da assinatura da obra do Reis Magos, o evento desta sexta também marcou o anúncio da construção de 32 barragens nos municípios no litoral norte e do noroeste capixaba, os mais castigados pela seca.
E também do termo de cooperação entre o Governo do Estado e os municípios para a formação de comitês hídricos municipais, que deverão estar vinculados diretamente aos gabinetes dos prefeitos com a responsabilidade de definir as prioridades de abastecimento em tempos de crise, entre outras políticas relacionadas ao gerenciamento da água.