Nesta quarta-feira (30), o colegiado de desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TER) vai votar o pedido para que a Serra tenha campanha eleitoral televisiva. Esse fato está mexendo com o meio político, já que pode tornar o pleito deste ano imprevisível. O TEMPO NOVO fez estimativas de tempo de cada candidato a partir de informações da Justiça Eleitoral. Essa possibilidade vem diante de um pedido de partidos liderados pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede).
O rateio de tempo é determinado pela coligação partidária e cada sigla tem o espaço na televisão relativo ao número de deputados federais que foram eleitos em 2018. Na Serra, Sérgio Vidigal – que é candidato pelo PDT pela sétima vez em 28 anos – terá o maior tempo de TV de acordo com a estimativa feita pela reportagem.
Com a coligação ‘A Serra vai pra frente’, Vidigal trouxe para o palanque os seguintes partidos: PSD, Solidariedade, PSL, Cidadania, além do PDT – seu próprio partido. Essas cinco legendas darão ao candidato um tempo de 2 minutos, 32 segundos e 12 milésimos.
Em segundo lugar estão Bruno Lamas (PSB) e Vandinho Leite (PSDB). De acordo com a estimativa, o tempo deles será diferenciado por apenas três milésimos.
Vandinho Leite terá 1 minuto, 23 segundos e 5 milésimos. Ele terá no palanque: MDB, PROS, e PSDB. Além desses, terá o PRTB e o PMB, entretanto esses partidos não somam nenhum tempo de TV. A coligação se chama ‘Aliança pela Serra’.
Bruno Lamas terá 1 minuto, 23 segundos e 2 milésimos. A coligação se chama ‘Mudança com Segurança’ e trás no palanque: DEM, Avante, PV e PSB.
Em seguida, estará Alexandre Xambinho representando a coligação ‘Por amor a Serra’. Ele terá 1 minuto, 13 segundos e 83 milésimos. O candidato montou coligação com: PL, Republicanos e PTC.
Luciana Malini é a candidata pelo PP, que lançou uma chama única. Apesar disso, ela terá um tempo expressivo de TV, caso a medida seja implementada. Isso porque o PP é um dos maiores partidos do Brasil, o que dará sozinho a Luciana 41 segundos e 80 milésimos.
O antepenúltimo da lista é Fábio Duarte da Rede. Escolhido do prefeito Audifax Barcelos (Rede) para sucessão. Ele terá 32 segundos e 54 milésimos para passar sua mensagem aos eleitores. A coligação se chama ‘Nova Serra’ e tem no palanque: Podemos, Patriota, Rede e PMN.
O empresário Ebinho, filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) também lançou chapa única e contará com 12 segundos e 34 milésimos.
Gracimeri Gaviorno, pelo PSC, completa a lista com 10 segundos e 27 milésimos. Ela também lançou chapa única.
A dúvida fica em torno do PT. O partido tem a maior bancada federal e portanto detém a maior fatia de tempo na TV para propagando eleitoral. No entanto, em um arranjo negociado com o PDT de Vidigal, o Partido dos Trabalhadores recuou e decidiu não lançar a candidatura própria, mas também não entrou na composição oficial de Vidigal.
Esse tema entrou em pauta no TRE a partir de um movimento liderado por aliados do prefeito Audifax Barcelos. Ontem (28), o colegiado de desembargadores iria decidir a respeito do assunto, mas o presidente do órgão, Samuel Meira Brasil pediu vistas do processo. Na semana passada, houve uma reunião on-line com os representantes de partido dos quais 15 se posicionaram contra a possibilidade de campanha televisiva na Serra, argumentando aumento de custos das campanhas. E outros cinco partidos se posicionaram a favor, todos das siglas aliadas de Audifax.
Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…
Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…
O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…
Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…