Passado o Carnaval e os primeiros dias do mês de março, o prazo estipulado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) para anunciar seu sucessor está prestes a acabar. Enquanto o prefeito continua ‘cozinhando galo’, as especulações vão pautando o meio político, que aguarda uma definição.
Aparentemente, o posto de sucessor do prefeito é disputado internamente por dois grupos da Prefeitura: um que defende o nome de Elcimara Rangel (Secretaria de Assistência Social) e outro que sonha com Igor Elson (secretarias de Serviços e de Agricultura). Em comum, estão os discursos que buscam se afastar de polêmicas e afirmam que o momento é para focar na gestão e na entrega de obras.
Apesar da disputa interna, entende-se que é Audifax quem dará o tom; por isso, até mesmo entre seus aliados mais próximos, há muita dúvida e indefinição. O prefeito vem buscando soluções de fora da Prefeitura, mas sem sucesso até então.
Na semana passada, era aguardada uma confirmação do médico Remegildo Gava, para ser o sucessor de Audifax. Entretanto, o que se fala no bastidor político é que o médico declinou do convite. Por isso, Audifax teria novamente virado para seu secretariado em busca de uma solução caseira.
O fato é que, oficialmente, o prefeito ainda não definiu seu escolhido. “Estamos no mesmo estágio. Não houve definição por parte da Rede sobre quem será o candidato à sucessão na Serra. O prefeito está focado em entregar as obras. Está bem focado na gestão”, disse André Toscano, um dos assessores de maior confiança de Audifax.
A secretária Elcimara também comentou. “O partido, juntamente com o prefeito, ainda está avaliando os nomes. Não há nenhuma definição ainda. Mas me coloco à disposição do partido. Neste momento, a gestão tem focado nas entregas importantes para cidade”.
Igor Elson também foi procurado: “Nada definido. Estou focado nas duas secretarias pelas quais respondo. Sou filiado ao Podemos e aguardamos as orientações e definições do nosso líder Audifax”, disse Igor.
Hamilton Luiz, presidente municipal do PODEMOS – partido da base de apoio do prefeito e que tem Igor como membro -, disse que Audifax ainda não conversou sobre nomes.
“O sentimento que eu tenho é de que ele vai conversar no momento certo. Ele está muito focado na gestão e preocupado com resultados e obras a serem entregues. Ele tem conversado muito no intuito de melhorar a qualidade da Câmara e eleger vereadores novos. Estamos trabalhando fortemente para eleger de dois a três vereadores e vamos deixar o prefeito à vontade para indicar o nome”, explica Hamilton.
Embora o nome de Elcimara tenha sido colocado na última semana como o escolhido, há quem acredite que seja um ‘balão de ensaio’.”Acho que colocam o nome dela agora para queimar”, disse uma fonte ligada ao prefeito que pediu anonimato.
Outro nome que vinha sendo especulado é o de Jolhiomar Massariol (Rede). Entretanto, ele entrou em contato com a reportagem recentemente e afastou em definitivo essa possibilidade.