Mestre Álvaro

Audifax se alia ao DEM da família Ferraço para tentar ser candidato a governador do ES

Audifax Barcelos é ex-prefeito da Serra. Foto: Divulgação

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos continua se movimentando nos bastidores da política para ser candidato a governador do Espírito Santo. Em busca de apoio, Audifax tenta aglutinar um grupo político que pode começar pelo apoio do Democratas, que no ES é comandado pela tradicional família Ferraço. A coluna conversou com líderes partidários e também com aliados de Audifax; de acordo com eles, o diálogo com o DEM já está avançado.

Nos últimos anos, a família Ferraço andou meio isolada na política estadual. O pai, o deputado Theodorico Ferraço, perdeu o comando da Assembleia Legislativa para o atual presidente, Erick Musso. Já o filho, Ricardo Ferraço, perdeu a eleição de senador em 2018; se desfiliou do PSDB e migrou para o DEM. Completa o time de cabeças do partido, a deputada federal Norma Ayub, esposa de Theodorico. Quem está isolado costuma se juntar, e tudo aponta ser o caso dos Ferraço’s e Audifax

Um dos sinais mais perenes desse ensaio aconteceu em maio, quando o ex-vereador da Serra, Edílson Duarte, passou a ser membro da nova diretoria estadual do DEM. Vale lembrar que Edílson é um empresário de sucesso no ES, amigo de longa data de Audifax e tio do ex-vereador Fábio Duarte, que foi o candidato de Audifax a prefeito na eleição de 2020.

Entende-se que a presença de Edílson na composição partidária do DEM ocorreu a pedido do ex-prefeito da Serra, como forma de deixar seu ‘DNA’ político no partido. É certo que não é nenhuma novidade para o empresário, já que quando político, ele era filiado à antiga ARENA e posteriormente ao PFL, que hoje nada mais é do que o próprio DEM. Entretanto, há alguns anos ele tinha se afastado da vida partidária; e retorna agora.

Na Assembleia, o governador Renato Casagrande enfrenta uma oposição numericamente pequena, mas barulhenta; entre eles está Theodorico. Diferente dos demais que levam a disputa para o campo ideológico do bolsonarismo; Theodorico faz uma oposição classicamente política, que tem mais a ver com o arranjo do poder.

Theodorico deu uma declaração recente ao jornal ES Hoje, afirmando que a eleição de governador passa pelas mãos de Audifax. Além isso, de acordo com aliados do ex-prefeito, recentemente Ricardo Ferraço também se reuniu com Audifax, com intuito de se aproximar.

Vale lembrar, que Ricardo foi um apoiador histórico do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; entretanto, desde a eleição de 2018, Ricardo e Vidigal se desencontraram politicamente. E todos sabem: quem não é aliado de Vidigal é potencialmente aliado de Audifax e vice versa.

Esses sinais, quando juntados, começam a fazer sentido: a presença de Edílson no DEM; Ferraço ombreado com Audifax enquanto faz oposição a Casagrande; o fim da relação orgânica entre Ricardo e Vidigal; o próprio isolamento do grupo frente aos partidos da base governista…

A turma de Audifax já elegeu Casagrande como adversário; o próprio Audifax andou soltando críticas à gestão do governador. Tudo que o ex-prefeito precisa é um grupo político para dar solidez aos seus planos de ser candidato a governador, e o DEM pode começar a pavimentar, já que é partido grande nacionalmente, tem acesso a recursos dos Fundos Eleitorais e pode conseguir aglutinar outras siglas.

Além do DEM, outros partidos não alinhados com Casagrande e não dispostos a juntarem com os polos (PT e Bolsonaro) são: MDB, PSD e Republicanos. Além de lideranças ‘soltas’ como o ex-governador Paulo Hartung… Estes todos então por aí, sentando-se regularmente à mesa com o ex-prefeito da Serra para ver se há um consenso.

No final de 2018, Hartung esteve presencialmente dentro da PMS para assinatura de convênios com Audifax. Foto: Divulgação

Audifax fica na Rede

O ex-prefeito deve continuar na Rede, já que é uma das lideranças com potenciais e que o partido quer investir. Aliados de Audifax afirmam que ele terá R$ 9 milhões para fazer campanha direcionados pela Rede. Esse valor já estaria pactuado em Brasília, e a sigla acredita piamente na perspectiva de vitória do ex-prefeito da Serra.

O plano local está associado ao cenário nacional, que ainda está muito tumultuado. A Rede, como a maioria dos partidos, ainda não sinalizou como vai se comportar na eleição presidencial de 2022; mas Casagrande transita bem em Brasília e o PSB dialoga bem com a Rede. Esses podem ser fatores conflitantes para o ex-prefeito da Serra.

É certo que ele está tentando fazer o dever de casa, começando pelo DEM; e não vai para nenhum dos polos (PT vs Bolsonaro); vai manter um dialogo centrista e moderado, apostando no cansaço dos extremos; Audifax vai apresentar números e experiência de gestão de 12 anos na maior cidade do ES. Ele é bom com números e estatísticas; e ele acua seus adversários na retórica, vai na jugular. Audifax é o pré-candidato mais perigoso para Casagrande até o momento e, se candidato, vai dar muito trabalho e tirar votos direto.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

9 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

9 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

10 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

10 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

10 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

10 horas atrás