O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, anunciou sua desfiliação da Rede Sustentabilidade para apoiar o candidato a governador, Carlos Manato (PL). Audifax chegou a disputar o Palácio Anchieta no 1° turno, mas ficou em quarto lugar na disputa estadual.
A Rede Sustentabilidade tomou a decisão de apoiar o atual governador Renato Casagrande (PSB), que disputa a reeleição. Por conta disso, segundo Audifax, ele não viu uma alternativa, a não ser, se retirar do partido “respeitosamente”.
Em nota, Audifax ressaltou durante sua campanha ao Governo do Estado fez diversas críticas a Casagrande e, por conta disso, não apoiaria o atual governador em sua reeleição.
“Diante da decisão da nacional do partido, de apoiar a reeleição do atual governador – a quem teci tantas críticas, ao longo da campanha, justamente por acreditar que falhou com estas e com outras bandeiras que considero importantes, não vejo outra alternativa a não ser me retirar, respeitosamente, do partido”.
Audifax se filiou a Rede em 2015 para disputar a eleição de prefeito da Serra, que ocorreria um ano depois, em 2016, da qual saiu vencedor. Na época, a presidenciável Marina Silva esteve no evento oficial que ocorreu no hotel Ibis, em Carapina, anexo ao Vitória Apart Hospital.
Ex-prefeito perdeu disputa para Governo do ES até mesmo na Serra
O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) é um dos candidatos derrotados nas Eleições de 2022 no Espírito Santo. Ele não conseguiu liderar o número de votos até mesmo na sua cidade, onde já governou por três mandatos. Essa é a primeira vez que Audifax perde uma eleição disputada por ele.
Conforme informado anteriormente, Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) vão disputar o segundo turno no Espírito Santo. No primeiro turno, Casagrande obteve 46,94% dos votos. Já Manato registrou 38.45%. Em terceiro lugar, ficou Guerino Zanon, com 7,06%.
Segundos dados apurados pelo Jornal TEMPO NOVO, Audifax ficou em quarto lugar no ES. Na Serra, ficou em 3º. O candidato registrou 20,46%, isso significa 50.458 votos. Na sua frente, ficou Casagrande, com 43,32% (106.854); e Manato, com 32,11% (79.202).
Veja a nota de Audifax na íntegra:
“É com muita gratidão e pesar que anuncio que estou me desligando do meu atual partido – a Rede Sustentabilidade.
Desde já, gostaria de agradecer imensamente por todo o apoio que o partido sempre me deu e pela relação de respeito mútuo que nutrimos ao longo desses 7 anos.
São muitas as bandeiras que me aproximaram do partido, entre elas o conteúdo programático relacionado à sustentabilidade, ao combate à pobreza e desigualdade social, à transparência na gestão pública e várias políticas sociais que possibilitam desenvolvimento econômico com justiça social.
Nesse sentido, creio que o partido jamais falhou comigo e tampouco eu com ele. Me dediquei a honrar a Rede Sustentabilidade, seja como gestor público, candidato ou dirigente partidário.
Entretanto, diante da decisão da nacional do partido, de apoiar a reeleição do atual governador – a quem teci tantas críticas, ao longo da campanha, justamente por acreditar que falhou com estas e com outras bandeiras que considero importantes
– não vejo outra alternativa a não ser me retirar, respeitosamente, do partido.
Ainda assim, saio com o sentimento de profunda gratidão e carinho pelo partido, por seus militantes aqui no estado e pelos dirigentes nacionais. A Rede sempre fará parte importante da minha história. Muito obrigado.”