Thiago Albuquerque
Neste domingo (03) a praia do Solemar, em Jacaraípe, vai receber um evento diferente. Trata-se do aulão de bodyboarder para crianças autistas sob comando da serrana multicampeã da modalidade, Maylla Venturin.
A ação é alusiva ao Dia Mundial do Austimo, comemorado no sábado (02). Além do aulão, também vão acontecer atividades na areia. “Esse projeto será especial e o objetivo é atender as crianças que tem esse tipo de distúrbio. Vamos ter ajuda da comunidade do surf, com nomes importantes do esporte, parceiros que vão filmar, tirar fotos, assessorar o evento, captando imagens e depoimentos para um documentário”, conta Maylla.
Além das atividades, terá lanche para galera. E Maylla disse ainda que solicitou à Prefeitura da ajuda com tendas, banheiros químicos, sonorização, ambulância e salva-vidas.
A bodyboarder acrescentou que a especialista em autismo, Juliana Gama, fará a triagem das crianças conforme o grau do distúrbio, encaminhando as mesmas para as atividades mais adequadas no evento. “Nosso objetivo é divulgar o autismo e aumentar o conhecimento sobre o tema, que é superação de limites”.
A iniciativa é do Instituto Maylla Venturin, e contará com o suporte do professor da entidade Fábio Di Franco e de Mariana Magalhães, que organizará o 1º Congresso de Autismo: Nutrição e Esporte por Terapia. Para participar do aulão os interessados devem inscrever as crianças pelo e-mail surfautismo@gmail.com, ou na página “Surfistas pelo Autismo” no Facebook.