O fim das férias escolares está cada vez mais próximo e os mais de 70 mil alunos da rede municipal de ensino da Serra irão voltar às aulas no próximo dia 6 de fevereiro. A cidade conta com 67 escolas de ensino fundamental e 72 creches. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), as unidades estão sendo preparadas para o início do ano letivo. Já os uniformes e livros didáticos só chegarão em março.
Durante este mês de janeiro, todas as unidades escolares estão sendo vistoriadas. Ao TEMPO NOVO, a Sedu afirmou que, durante esse período de recesso, é de costume que a equipe de manutenção da Prefeitura trabalhe para realizar manutenções, pequenas reformas e pinturas em alguns locais onde há necessidade. A promessa é que tudo isso seja completo até o retorno das aulas.
Durante o ano letivo de 2019, foram mais de 70 mil alunos. Segundo a Secretaria de Educação, neste ano o número deve ser maior, já que a cidade está sempre recebendo novos estudantes. O que também deve acontecer com o quadro de professores. No momento, a Sedu tem 4.803 profissionais que trabalham nas escolas e creches. A Secretaria, porém, está em fase final de contratação de novos profissionais.
Apesar de as escolas ficarem prontas para receber os estudantes até fevereiro, os alunos só terão uniformes escolares a partir de março. A Sedu confirmou a informação para a reportagem no último dia 23. Segundo a pasta, o investimento é de R$ 2,1 milhões e o kit de uniforme será composto por bermuda, camiseta e camisa de manga.
Outra questão é a dos livros didáticos, que também só devem ser enviados pelo Ministério da Educação também em março. A Prefeitura da Serra informou que as escolas já solicitaram os livros ao Governo Federal, mas nem todas receberam o material ainda. Segundo ela, a maioria já conta com os livros. As demais devem receber nos próximos meses.
A Prefeitura ainda informou que todos os contratos de aquisição de merenda estão ativos e que as escolas terão os alimentos para as refeições dos alunos. A Secretaria de Educação faz a aquisição e a distribuição, e a merenda é preparada na unidade por merendeiras.
Escolas estaduais
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), informou que o início das aulas para os alunos da Rede Estadual será no dia 04 de fevereiro, com exceção das escolas localizadas nos municípios Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta, Iúna, Cachoeiro e Castelo, que será no dia 10.
Esclareceu também que a Rede Estadual possui hoje cerca de 230 mil alunos e afirmou que as unidades estão em condições adequadas para a retomada das aulas.