Por Clarice Poltronieri
Nas férias de julho, três bailarinos serranos participarão de um Seminário Internacional de Dança em Brasília, em busca de aprimoramento nos estudos e visibilidade de outros países. Os jovens são alunos da Escola de Dança Ballet da Cidade, de Laranjeiras, responsável por levá-los ao seminário.
O evento acontece entre 18 de julho e 1º de agosto, e oferece aos participantes aulas com professores de vários países, além de apresentações e distribuição de bolsas de estudo no exterior. Os professores Martha Moratti e Cesar Ferreira já participaram do evento e estão empolgados em levar seus alunos.
“Os alunos terão 15 dias de aula o dia inteiro com professores de renome nacional e internacional. Além disso, fazem uma audição que pode gerar prêmios em dinheiro ou bolsas de estudo”, conta Martha.
Os bailarinos Adson Zocca, de 21 anos, Thaynara Alves, de 19 anos, e Jhenifer Matias, de 17 anos, estão ansiosos com a participação no evento.
“É o meu primeiro festival em Brasília. Estou indo pela experiência que vou adquirir e com expectativa de uma bolsa. Estou feliz com a oportunidade”, conta Thaynara.
Jhenifer Matias também está ansiosa. “Brasília é uma oportunidade muito grande, tem várias escolas de fora do Brasil. É a primeira vez que vou à cidade”, relata.
Festival em Florianópolis
Para participar do seminário, os alunos deixarão de se apresentar no Festival Internacional de Dança em Joinvile, Santa Catarina, que acontecerá no mesmo período. A escola de dança Ballet da Cidade enviou seis vídeos de apresentação para o evento e foi convidada a participar do palco aberto, mas não poderá por conta do seminário.