Especial: pandemia de coronavírus

Baile clandestino de Carnaval é interrompido pela polícia e acaba em confusão na Serra

Baile realizado em Serra Sede foi interrompido pela Polícia Militar. Foto: Sidney Cavalcante

Mesmo com 39.068 moradores infectados pelo coronavírus e 746 mortos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, a Serra registrou cenas de aglomerações e desrespeito durante os primeiros dias do Carnaval 2021. A data prometia ser diferente devido à doença, mas teve de tudo um pouco: praias lotadas, bares cheios e muitos bailes clandestinos espalhados por bairros da cidade. No sábado (13) e domingo (14), por exemplo, a Polícia Militar interditou duas festas que ajuntavam mais de 300 pessoas.

Uma delas ocorreu no bairro Jardim Carapina, na noite do domingo, quando a Polícia Militar finalizou uma festa clandestina, que reunia mais de 300 pessoas. Quando os policiais tentaram dispersar a multidão, os ‘aglomeradores’ ficaram revoltados com a ação e atiraram garrafas e pedras contra os agentes.

Segundo a polícia, “no momento em que as viaturas se aproximaram dos indivíduos para determinar a desobstrução da via de forma pacífica, alguns correram com as mãos na cintura em várias distâncias, dando a entender que estavam armados, e outros, valendo-se do anonimato, começaram a desacatar e arremessaram garrafas contra a equipe que estava no local”.

Nessa circunstância, os policiais precisaram atirar e usar agentes químicos para dispersar a multidão. A nota da polícia diz ainda que “a ação dos militares foi suficiente para cessar a injusta agressão, além de possibilitar o restabelecimento da ordem local e desobstrução da via”.

Outra situação parecida aconteceu no bairro São Lourenço, na região de Serra Sede, durante a noite do dia 13 de fevereiro. A festa clandestina reunia centenas de pessoas e foi interrompida por ruma ação integrada de fiscalização da Guarda Municipal da Serra, Guarda de Trânsito, Polícia Militar e Fiscalização Ambiental.

Segundo informações repassadas por Sidney Cavalcante Da Costa, diretor da Fiscalização Ambiental do Município, além de causar aglomerações, o baile desrespeitou também regras da altura do som, que estava acima do permitido. “[Esse caso] é da noite de sábado, contudo, a ‘Operação Carnaval’ iniciou dia 12 e vai até dia 16”, explicou.

Festas estão proibidas na Serra

A Prefeitura da Serra decidiu não decretar ponto facultativo no Carnaval. Assim, estão suspensas todas as festas, blocos de rua, trios e carros ou caixas de som. Por meio de nota, O Município explicou que os moradores podem denunciar aglomerações através da Ouvidoria, no telefone 162.

“Nestes meses de janeiro e fevereiro a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária, está participando de ações integradas com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de fiscalizações e orientações sobre as regras do distanciamento social e prevenção da Covid-19. As ações se concentram em bares, restaurantes, inclusive os restaurantes de shoppings centers, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas alcoólicas e casas de shows e eventos.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra informa que a fiscalização estará nas ruas todos os dias para cumprir à risca o decreto do governo do Estado que proíbe aglomerações e eventos com mais de 300 pessoas”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

4 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

11 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

12 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

12 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

13 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

13 horas atrás