Categories: Política

Bairro de classe média tem liderança com novo perfil

Marcio e Andriano estão à frente de bairros típicos de classe média, enquanto Carioca, representa uma associação que inclui grupos populares. Foto: Fábio Barcelos

Com a classe média ascendente na Serra, bairros mais nobres e condomínios bem estruturados geram lideranças com o perfil um pouco diferenciado das lideranças de bairros tradicionais e mais populares.

Nesses jovens e mais abastados bairros, as lideranças demonstram dinamismo e forte interação com os moradores por meio de ferramentas como as redes sociais (Whatsapp, Facebook e-mail) para atender demandas que são distintas dos bairros populares.

Aos 35 anos, o administrador de empresas Adriano Cordeiro já acumula três à frente da Associação de Moradores do bairro Colina de Laranjeiras. Ele se comunica com os moradores, aproximadamente 12 mil, por meio de um blog criado com esta função, página no Facebook e Whatsapp.

“Estar à frente de uma comunidade mais exigente é um grande desafio, pois o perfil do morador é diferenciado, que busca qualidade. Atualmente, as pessoas não estão muito mobilizadas e alguns órgãos não interagem com o morador, apenas com as associações. Assim, fazemos o papel de representar, levando demandas aos órgãos”, disse.

O empresário Marcio Schelmam Velten tem 34 anos e administra há dois o Boulevard Lagoa, condomínio horizontal fechado. Ele representa aproximadamente 800 moradores, número que pode chegar a 2.500 após a chegada de outros moradores.

“O Boulevard se mantém com recursos próprios, e dependemos pouco do poder público. Alguns reparos de iluminação ficam por nossa conta. Nossa segurança é privada. Meu objetivo é tornar este lugar um ambiente saudável”, destacou.

Segundo Márcio, algumas mães criaram um grupo no Whatsapp para acompanhar a rotina dos filhos no condomínio. “Uma mãe sempre está de olho no filho da outra para que nada saia do controle”, finalizou.

Já Carlos Davi Toffano, o Carioca, destaca o tamanho do bairro que representa – Morada de Laranjeiras, que agrega tanto classe média quanto grupos populares. “Nosso bairro absorveu Solar de Laranjeiras, Portal de Manguinhos e Laranjeiras II. São seis mil moradores. A responsabilidade ficou maior. Por outro lado ganhamos força para reivindicar”, contou.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

2 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás