Meio Ambiente

Bairros da Serra com rede de esgoto reduziram doenças em 38% e valorizaram preços dos imóveis

A região de de Nova Almeida é uma das que possuem rede de coleta, tratamento e destinação de esgoto. Foto: Divulgação

Em 2015, a parceria entre a Ambiental Serra e Cesan começou a atuar na Serra com a missão de universalizar os serviços de tratamento de efluentes.  Durante os seis anos de operação, o índice da cobertura de redes de esgoto no município passou de 58% para 90%, o que colocou a Serra entre as top’s 60 do Brasil neste índice, que ultrapassa a média nacional, de 50,3%.

Segundo o Instituto Trata Brasil, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, esse avanço no saneamento da Serra está trazendo benefícios relacionados à saúde e a economia.

Por meio do tratamento de esgoto, microrganismos patogênicos são eliminados do efluente e a água é devolvida aos corpos hídricos tratada. O Instituto apontou que nos bairros onde há rede de esgoto a taxa de internação por doenças de veiculação hídrica ou respiratória registrada na Serra reduziram em 38% entre 2010 e 2019.

Com isso, estima-se uma queda nos custos com a saúde dos moradores no valor de R$ 8,5 milhões por ano entre o período de 2020 e 2040.

“Os benefícios de uma cidade saneada são diversos e os números desse estudo conseguem mostrar isso claramente: tratar o esgoto com eficiência melhora a qualidade de vida da população. É sempre bom termos acesso aos números porque nos confirmam que os avanços que conseguimos estão se refletindo numa melhoria de fato. Mas ainda há muito a ser feito e vamos seguir firmes nesse propósito”, afirma Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.

O diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli. Foto: Divulgação

Desenvolvimento econômico

O tratamento de esgoto também contribui com o desenvolvimento econômico da Serra ao valorizar os imóveis da região. Segundo o mesmo estudo, a universalização do saneamento na cidade promoverá uma valorização imobiliária de R$ 4,8 milhões por ano no período de 2020 e 2040. “Investir em saneamento gera um ciclo virtuoso e a valorização imobiliária está dentro disso. O estudo mostrou que existe uma valorização de até 14% no preço de um imóvel onde tem rede de tratamento de esgoto”, explica Brunelli.

Parceria Público-Privada

Atualmente, a PPP trata 1,2 bilhão de litros de efluentes por mês, e dentre as realizações feitas por ela até o momento, estão: a construção de mais de 400 mil metros de novas redes de esgoto, a conexão de mais de 67 mil novos imóveis às redes, melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a implantação de novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), entre outras.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

3 minutos atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

19 minutos atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

17 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

22 horas atrás

Entenda como suspeitos de tentativa de sequestro na Serra foram encontrados

Foram presos na noite dessa quinta-feira (25) os dois suspeitos de envolvimento na tentativa de sequestro de um ciclista na…

23 horas atrás

Tecnologia em favor do lipedema: especialistas apontam procedimentos que ajudam no tratamento

O lipedema, doença genética e inflamatória que provoca o acúmulo desproporcional de gordura em algumas partes do corpo, traz muitos…

1 dia atrás