Conceição Nascimento
O prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), disse que vai entrar na Justiça contra a mineradora Samarco por causa dos prejuízos causados com o acidente ocorrido no município de Mariana (MG), na última quinta (05), cujo impacto com a lama de minério lançada no manancial e que deve chegar a Baixo Guandu daqui a pouco, às 15h. Depois, ainda hoje (09), passará em Colatina. A previsão é que chegue à Linhares nesta terça (10), onde irá para o mar.
“Vou ajuizar judicialmente a Samarco por dano moral, material e ambiental. Teremos um prejuízo incalculável com a mortandade de peixes no rio, além de perdas materiais”, disse o prefeito de Baixo Guandu.
O prefeito está aguardando a chegada da lama à cidade para as 18h. “A lama está descendo a uma velocidade de 5 quilômetros por hora”, disse.
Neto Barros informou que aguarda com sua equipe a chegada da lama para adotar as medidas. “Estamos preparados para o pior e nossa previsão é de que ficaremos ao menos três dias impossibilitados de captar água e utilizaremos carros pipa neste período”, disse.
Barros acrescentou que a turbidez da água para tratamento varia entre 1.000 e seis mil. Mas com o acidente está em 261 mil, e não é possível tratar. Disse ainda que estão sendo retirados pescadores que atuam na região para evitar acidentes.
O deputado federal Paulo Foletto (PSB), que mora em Colatina, também está no município. “O dano ambiental é irreparável, além do prejuízo humano. A culpa é da Samarco e estou na cidade para o apoio ao prefeito. Vou acompanhar os acontecimentos e levar meu testemunho para a reunião da Bancada capixaba, a fim de definir qual medida coletiva vamos adotar”, disse o parlamentar.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado, na Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu, a água está sendo liberada gradativamente para que a represa fique mais funda e possa receber a lama, impactando o Rio Doce o menos possível.
Rastro de Destruição
Onde a lama de minério já chegou nos municípios mineiros banhados pelo Doce o cenário é desolador. As margens estão repletas de peixes e outros animais aquáticos mortos, de acordo com postagens de internautas das cidades de
Governador
O Governador Paulo Hartung vai sobrevoar, às 15h e 30 desta segunda, os municípios capixabas que serão atingidos pelos rejeitos da Samarco.
Quanto ao volume dos resíduos, eles não devem extravasar as margens do rio. Mas deve elevar o nível em cerca de 1,5m. Por isso a Defesa Civil Estadual pediu que ninguém se aproxime do rio nos próximos dias.
A mineradora Samarco é controlada pela australiana BHP Billiton e pela brasileira Vale.
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…