Uma baleia encalhou no mar de Manguinhos na manhã desta quarta-feira (7). O animal da espécie jubarte, que pesa toneladas, já está morto e chamou atenção de quem caminhava pelas areias do balneário.
Moradora de Bicanga, Rosalva Benevides, disse que o animal está no trecho da praia que fica próximo a rua Borboleta Amarela.
De Manguinhos, Guilherme Lima, conta que o animal apareceu na manhã desta quarta-feira (7) e chamou a atenção de curiosos. “Ela já está morta e nós já entramos em contato com o CTA – Serviços em Meio Ambiente – e com o Instituto Orca para fazerem a retirada do corpo dela da areia”, conta o líder comunitário.
Ainda não se sabe as causas da morte da baleia. O TEMPO NOVO acionou o Instituto Orca que confirmou que trata-se de um encalhe de uma baleia jubarte e que enviou equipes ao local para avaliar a situação.
“É um macho, aparenta ser um animal quase adulto, o local que ela encalhou é complicado para fazer abordagem desta carcaça. O acesso acaba se tornando perigoso para a equipe porque ela esta ao sabor das ondas”, disse Lupercio Barbosa, do Instituto Orca.
Segundo ele, os ativistas estão na expectativa para a retirada da carcaça do mar. “Estamos na expectativa ou de uma maré alta que vai acontecer agora por volta das 17h30, 18h, poder deslocar essa carcaça, que já esta encalhada no fundo do mar, e já chegou boiando morta. Ela encalhou ali no fundo, mas esta dentro d’água ainda. Dependemos dessa carcaça chegar na praia, para gente avaliar”, explica.
Lupércio disse ainda que uma outra possibilidade seria o uso de equipamentos pesados que normalmente as prefeituras não dispõem. “A gente orienta e dá a assessoria, mas depende de equipamento especial, tratores especiais, com tração adequada, com cabos adequados e pessoas especializadas para trabalhar”, destaca Lupercio.
Ele disse ainda que acredita que a situação da baleia não se revolva hoje. “Até porque a maré teve baixa e esta enchendo novamente e cada vez vai complicando mais este acesso a carcaça. E a gente não pode colocar em risco nossa equipe em função de um animal que já está morto. Estamos na dependência da mãe natureza ou de equipamentos que a primeira mão as prefeituras não dispõem deles, teriam que contratar, enfim, temos que aguardar um tempo para resolver esta situação”.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que assim que o CTA concluir os trabalhos de análises da carcaça e sinalizar positivamente quanto à destinação, a prefeitura vai realizar o enterro observando as condições de maré favorável.
Este ano, em agosto, um filhote de jubarte foi encontrado morto na região de Praia Mole, na Praia de Carapebus. O animal aparentava ter uns três metros.
Não é a primeira vez que um mamífero deste porte encalha nas praias da Serra. Nas praias de Manguinhos e Bicanga, situação semelhante já aconteceu em anos anteriores. Em Jacaraípe também, na ocasião um filhote de jubarte apareceu morto, próximo ao restaurante Berro D’água. Em 2019, um golfinho apareceu morto na Praia de Carapebus.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…