Por Bruno Lyra
Quatro horas da madrugada da última quinta – feira (19). O pescador Romílson da Silva, 59 anos – 39 de profissão – e seu colega Wanderley Soares, 48 anos, navegavam pela foz do rio Reis Magos em direção ao mar aberto para mais um dia de trabalho.
A maré estava vazando, mas o nível da água ainda era suficiente para atravessaro local repleto de bancos de areia. Ou pelo menos parecia. De repente, uma pancada. Quase instantaneamente, o barco começa a virar. Por puro instinto de sobrevivência, os dois homens pulam na água em meio a escuridão.
Era um banco de areia. Estão ali porque uma antiga reivindicação dos pescasores, o dessassoreamento do Reis Magos, nunca foi à frente. Os dois pescadores se agarraram às caixas de isopor usadas para armanezar os peixes e foram arrastados pela correnteza mar adentro. Foram salvos por um colega que estava no outro barco, e que ouviu o som dos gritos, batidas nas caixas de isopor e da água que os dois homens jogavam para cima na tentativa desesperada de serem percebidos.
Dono do barco, que teve a popa bastante danificada e foi retirado do rio ainda ontem (19), Romílson disse que esse não é o primeiro acidente no local. “Vários já aconteceram. Graças a Deus nos salvamos, mas tive graves danos no barco, perdi equipamentos de pesca, celulares. Calculo o prejuízo em R$ 8 mil. Não tenho esse diinheiro e hoje sustento seis pessoas na minha família, pois alguns estão desempregados”, lamenta o veterano pescador.
É antigo o problema do assoreamento da foz do rio Reis Magos, que divide os municípios de Serra e Fundão. Por ter mais recursos, a Serra já teve a iniciativa de tentar resolver o problema. Foi na última gestão de Sérgio Vidigal (2009 – 2012), quando uma draga operou no local. Mas não teve sucesso, a obra parou sem concluir o serviço.
A reportagem questionou a Prefeitura se pretende retomar a dragagem. No início da noite da última quinta – feira (19) a assessoria de imprensa da Prefeitura informou disse que a obra não avançou porque o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) não liberou o projeto para dragagem e regulação da estrada que margeia o rio Reis Magos.
Disse ainda que o recurso necessário para as intervenções não foi disponibilizado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…
O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…
Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…
Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…
O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…
Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…