Categories: Notícias

Banco de sangue da Serra precisa de doação

Alessandro Loureiro, de Laranjeiras, doa sangue de duas a três vezes por ano. Foto Edson Reis

A próxima quarta-feira (25) é o dia nacional do Doador de Sangue. A data serve para lembrar a população da importância de se fazer uma doação voluntária. E na Serra, faltam doadores.

Segundo a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), as doações na unidade de coleta do Hospital Dório Silva recebem em média 16 doadores por dia, mas o ideal seria 40.

E não é só aqui que falta voluntário. O mesmo acontece no banco de sangue central do Estado, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, que precisa de uma média de 100 doações diárias, mas registra em torno de 85.

Diante deste resultado, fica clara a necessidade de se aderir à causa para se manter um fluxo contínuo de doadores e um estoque seguro nos bancos de sangue do estado. É bom lembrar que , segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue.

O sangue doado por uma pessoa pode privilegiar até três. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítima de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas serão os mais beneficiados com sua doação.

Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e se almoçou, esperar por três horas. Também tem que estar em boas condições de saúde e atender aos seguintes critérios: não estar gripado, com virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST, quem tem ou já teve, hepatite (após 10 anos de idade), doença de chagas, malária ou sífilis, vírus HIV ou AIDS e cirurgia cardíaca.

Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano, a cada três meses, e mulheres até três, a cada quatro meses. A doação leva menos de meia hora e o doador recebe um lanche. Se for doador frequente, recebe a carteirinha de doador que dá direito a meia-entrada em shows, cinema e outros eventos culturais.

Onde doar

Hemoes – Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, de segunda a sexta, das 7h às 17h30. Sábado, das 7h às 17h. Tel.: 3636-7903

Dório Silva – Av. Eudes Scherrer Souza, s/n, Laranjeiras, de segunda a sexta das 7h às 15h30. Tel.: 3338-7880/7373

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

6 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

8 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

12 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

13 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás