Quem nunca teve um parente ou conhecido precisando de doação de sangue? Se você já passou por essa situação sabe da necessidade de manter o banco de sangue do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) sempre abastecido.
E o momento é de campanha para capturar voluntários, pois os hemocentros estão desabastecidos. O Espírito Santo conta com bancos de sangue em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus.
Para doar é rapidinho, o procedimento leva em torno de 40 minutos, sendo de quatro a dez minutos de coleta. E o mais importante: a doação pode salvar a vida de até três pessoas.
Para ser um voluntário doador é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passa por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Na Serra, as doações podem ser feitas na Unidade de Coleta à Distância que fica anexa ao Hospital Dório Silva e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 15h30. Tel. 3338-7880/3338-7373.
Ainda na Grande Vitória, tem o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) que fica em Maruípe. Tel. 3636-7900/7920/7921.