Por Clarice Poltronieri
Uma banda serrana resolveu levar o melhor do forró brasileiro para a Europa. É o Forró Raiz, de Bairro de Fátima, que em dezembro de 2015 passou por Portugal, Alemanha e França. E os shows atraíram uma turma amante do forró de raiz, baião, xote e pé-de-serra.
O grupo fez cinco apresentações no velho continente e todas com o público cativo. “Fomos pelo Projeto Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura para participar do Baião em Lisboa Festival e aproveitamos para fazer outros contatos e passar por outros países. Foram três apresentações em Lisboa (Portugal), sendo duas no festival e outra na cidade. Depois passamos na cidade de Colônia, na Alemanha, e em Paris, na França”, conta Rafael ‘Boca’, zabumbeiro e vocalista da banda.
Mas esta não foi a primeira experiência internacional da banda. O Forró Raiz já havia se apresentado, também pelo Projeto Intercâmbio Cultura, em 2013 e em 2015. “Em outubro de 2013 estivemos em Roma, na Itália, e em fevereiro de 2015 passamos por Lilith e Paris, na França. Estas viagens nos renderam muitos contatos, o que nos proporcionou as outras apresentações de dezembro que fizemos fora do projeto”, disse Boca.
Sobre a viagem, que durou 15 dias – de 9 a 22 de dezembro, Boca afirma que é uma excelente oportunidade, tanto para o trabalho, quanto para conhecimento.
“O projeto é muito bacana, pois além do trabalho é possível conhecer lugares e pessoas. Estivemos em Sintra, Portugal, onde tem castelos medievais. Na Alemanha conhecemos a famosa Catedral de Colônia, que segundo a tradição ficam os restos mortais do Três Reis Magos. Em Paris, tivemos a oportunidade de conhecer a casa de shows Bataclan, alvo de um ataque terrorista em novembro de 2015, e ainda estava o clima de medo e tensão, qualquer barulho nos assustava”, relatou Rafael.
Após a turnê, os músicos voltaram ao Brasil e decidiram tirar umas pequenas férias com as famílias, mas se apresentaram na Festa de São Sebastião, em Nova Almeida, abrindo o show de João Bosco e Vinícius, que encerrou as festividades locais.
Os próximos shows, ainda estão sendo fechados. “Estamos acertando alguns shows para fevereiro na Grande Vitória e março e abril no interior do Estado”, finaliza Boca.
O Forró Raiz possui quatro componentes em sua formação: Rafael ‘Boca’ – voz e zabumba; Heberth Cestaro – triângulo e voz; Willian Amarala – contrabaixo; e Breno Brício – sanfona.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…