Sucesso e evolução. Essas duas palavras resumem bem a trajetória da Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, da Serra, que conquistou 4 títulos na categoria Banda Marcial Sênior no 2° Concurso de Bandas e Fanfarras de Silva Jardim, no Rio de Janeiro. Ao todo a competição reuniu 13 grupos de instrumentos musicais e ocorreu no dia 11 de dezembro.
Apesar dos 12 anos de história e a consolidação á nível regional, a Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, que é de José de Anchieta, disputou apenas sua segunda competição nacional, e tendo em vista a tensão de um evento de maior quilate, o resultado final foi muito comemorado entre os 50 membros do grupo, principalmente levando em conta a grande disputa na categoria ‘Banda Marcial Sênior.
+ Orquestra de Câmara da Serra fará apresentação gratuita no Parque da Cidade
Em conversa ao Tempo Novo o Maestro Jefferson Pereira de Souza destacou os 4 troféus que banda traz para a Serra e que além disso, almeja um ano de 2023 com ainda mais sucesso.
“Pra mim é uma enorme experiência se consagrar campeão na categoria Banda Marcial Sênior depois de inúmeros ensaios de domingo a domingo. Na escola recebemos muita ajuda, apoio e esses títulos tem um significado muito grande e forte. O objetivo foi alcançado e aproveito para agradecer a Prefeitura da Serra, que tem participação neste título, pois investe na revitalização de toda a nossa banda”, disse Jefferson.
Willian Jonas, que faz parte da equipe de apoio da banda e é instrutor da banda, também conversou com a matéria acerca da participação da banda na competição.
“Ganhar em 4 naipes diferentes é uma sensação incomparável a qualquer outra que já senti. Ainda mais para mim que vivenciei toda a evolução da banda até hoje. Conquistamos o troféu de campeões em uma categoria disputada que levava em conta o corpo musical, regência, mor e pavilhão nobre”, contou Willian.
Dessa forma, após encerrar o ano de 2022 com o pé direito, o foco da banda marcial da Serra já está nas próximas competições. A previsão é de competir no campeonato estadual e possivelmente no nacional.